sexta-feira, 17 de junho de 2022

DOS REBOTALHOS E COISAS ASSIM...


 Duas-meditações-duas de Ana Cristina Leonardo no Café do Monte via Meditação na Pastelaria:

 A)

 A coragem é uma das qualidades humanas. Mas como todas as qualidades humanas — talvez com excepção do altruísmo e teria de pensar mais sobre isso — depende. Um sacana corajoso fará em princípio mais estragos do que um sacana cobarde. 

Assistir à resistência com que os ucranianos vêm fazendo face à invasão russa não é  coisa de somenos, mas a partir de determinada altura há quem sucumba ao fascínio pela desgraça alheia. Uma derrapagem para a cultura de morte, talvez a servir de contraponto ao tédio de dias tão incessantemente burgueses (de quando a palavra "burgueses" era empregue no seu sentido deplorável). 

Voltando a citar Claudio Magris que citava Joseph Roth que citava o Imperador Francisco José: «as guerras perdem-se». 

B)

No meio de uma situação de guerra desesperada, o presidente dos EUA, puxando dos seus galões, acusa Zelensky de ter sido avisado e de não ter querido ouvir os norte-americanos quando estes lhe diziam que a Rússia estava prestes a invadir a Ucrânia. 

«Zelenskyy didn’t want to hear it», afirmou Biden na passada sexta-feira. 

Independentemente da mais do que duvidosa oportunidade da declaração, pergunto-me: «Ok. Vamos dar de barato que eles avisaram e Zelensky não quis ouvir. E se tivesse ouvido? Tinha-se antecipado a Putin e invadido ele a Rússia?». 

É só génios a mandar no mundo!

1.

Recentemente o Bispo Dom José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, disse que falar em encobrimento de abusos sexuais na Igreja é descabido

Existem vários indícios de que os padres portugueses não estão a colaborar, como devia ser sua obrigação, com a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos de Menores na Igreja.

Os membros da Comissão têm a mesma opinião.

2.

O  funcionamento da Assembleia da República, incluindo subvenções aos partidos políticos e grupos parlamentares, custa 24 milhões de euros por ano.

3.

A dívida pública portuguesa aumentou três mil milhões de euros em Abril e atingiu o seu maior valor de sempre, 279 mil milhões de euros;

4.

O observatório fiscal da União Europeia Identificou 819 imóveis detidos por portugueses no Dubai.

5.

Em Portugal estão identificadas 8209 pessoas na situação de sem abrigo, a maior parte em Lisboa e no Porto; 

6. 

Mais de 2.500 médicos e enfermeiros saíram do Serviço Nacional de Saúde nos tempos da pandemia.

Sem comentários: