quinta-feira, 16 de junho de 2022

MAIS UM PRÉMIO PARA MÁRIO DE CARVALHO

Mário de Carvalho foi agora distinguido com o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, atríbuído pela Associação Portuguesa de Escritores, pelo seu livro De Maneira que é Claro…,  livro que reúne as memórias da vida do escritor português: um conjunto de relances espalhados pela infância, pela adolescência, pela vida fora.

«Comprei o livro em Novembro, li-o de um folego só, e depois passei a pegar nele, não direi todos os dias, mas amiúde dou com ele nas minhas mãos.

 É um livro de encantamento e, como já disse, muito bem escrito, forte apanágio do autor.»

A distinção da Associação Portuguesa de Escritores, destina-se a galardoar bienalmente uma obra em português, de autor português nos domínios da biografia, autobiografia, diário e memórias. Nesta edição, o júri foi constituído por José Manuel Mendes, Cândido Oliveira Martins, José Carlos Seabra Pereira e Maria de Lurdes Sampaio e em acta destacou o valor de «De Maneira que é Claro…», «quer pela exímia qualidade estético-literária, contida e vigiada, quer igualmente pelo valor testemunhal e memorialístico das suas evocações». 

Sem comentários: