sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

DO BAÚ DOS POSTAIS


Dois postais de Fajão, no concelho de Pampilhosa da Serra.
Não são de agora. Estive em Fajão em Julho passado e não tem nada a ver com a terra que conhecia. A começar pelo acesso por uma estrada que dantes era só solavancos.
Num lugar chamado Boiças, que pertence á Freguesia de Fajão, aconteceram bons momentos. Com a minha avó, os meus pais, a minha irmã Fernanda. Ainda hoje a nossa mãe conta histórias dos tempos em que pastava cabras por aquelas serras fora.
Ao domingo íamos á missa a Fajão, numa camioneta de caixa aberta, que o regedor da terra punha à disposição das pessoas. Costumávamos cantar:

“Nossa Senhora da Conceição
Faça sol e chuva não
Para podermos ir a Fajão.”

Hoje, nas Boiças, só existe um morador. No Verão, para passarem alguns dias de férias, ainda aparecem os filhos de antigos moradores.
Algumas das casas estão abandonadas e encontram-se em ruínas. e, no Verão, aparecem alguns dos filhos de antigos moradores para passarem férias..
Por vezes, eu e a Fernanda, falamos de como seria bonito voltar a passar uns tempos nas Bouças.
Vou jogando no Euromilhões. Pode ser que sim, que saia, que dê para comprar uma casa nas Boiças.

2 comentários:

Miguel disse...

Ainda não me esqueci...
Temos de lá ir...!
Bjos

Maria Fernanda Simões disse...

Já fui á Foz do Ribeiro, agora temos que ir ás Boiças.
Bjs.