sábado, 13 de fevereiro de 2010

MEMÓRIAS




13 de Fevereiro de 1973.

Uma terça-feira e o dia em que o Mário nasceu.

A desvalorização do dólar em 10 por cento, enquanto o Japão deixava o Iene a flutuar, é a notícia de que se ocupam todos os jornais neste dia.

Em 14 meses era a segunda vez que o dólar era desvalorizado.

Reflexos desta crise internacional o escudo aguardava.

O economista Sérgio Ribeiro, num comentário na 1ª página do “Diário de Lisboa” realçava “o facto de as pessoas se sentirem um pouco à margem dos problemas.” E que, mais uma vez, “não vai resultar o esclarecimento das razões por que aparecem as crises monetárias.”

Outras notícias do “Diário de Lisboa” davam conta que, a partir de Março andar de táxi iria custar mais caro, bandeirada passava de 2$50 para 5$00 , que uma modesta apanhadeira de malhas ganhou 1.116 contos no Totobola e que próximo do Rio Cavado foi pescado um salmão, juntamente com diversas lampreias, espécie raríssima naquele rio,e há mais de 130 anos que ali não se pescava um salmão. A notícia terminava dizendo que “os felizes pescadores venderam-no em Viana do Castelo, à razão de 230$00 o quilo.”

O Sporting em digressão por Israel vencia, com “grande exibição” a Selecção de Haifa por 4 a zeroe o Benfica deixava Macau e na quinta-feira jogava em Djacarta.

Toni, médio do Benfica, foi eleito pelo CNID, Clube Nacional de Imprensa Desportiva,
o melhor futebolista do ano de 1972.

No 1º canal da RTP o destaque ia para a exibição do filme “Um Marido Ideal” de Alexander Korda com Paulette Goddard e Michael Wilding, no 2º canal o destaque recaia num programa com Música Coral pelo Coro Phydellius. Ambos os canais tinham o fim de emissão marcado para as 23,40 horas.

O filme “O Padrinho” de Francis Ford Coppola recebeu onze nomeações para os “óscars” da Academia.

No “Satélite” estreava-se “O Último a Rir” de Alain Tanner. Lauro António,no "DIário de Lisboa", publicava as críticas aos filmes de Bill Norton “Nas Malhas da Rede” com Kris Kristopherson, em exibição no Éden” e “O esquadrão da Morte” de Ricahrd Colla com Burt Reynolds em exibição no S. Jorge.

O “República” colocava em título na última página:” Voz do Operário” faz hoje 90 anos” no corpo da notícia podia ler-se :”Para comemorar os seus 90 anos de vida, “A Voz do Operário” hasteou a sua bandeira e o dia foi igual aos outros, “que os tempos não vão para festas”, comentou o presidente da colectividade.

Na véspera, por coincidência, duas mulheres davam à luz fora de qualquer maternidade.

“A Capital”, contava um desses casos: “Acometida das derradeiras dores de parto quando a corta mato tentava chegar ao transporte público que a conduzisse à maternidade mais próxima, Clementina Cerqueira, com residência no Mucifal, Colares, não conseguiu ultrapassar um terreno de vinha em que então se encontrava. E ai mesmo, sem auxílio, em plena natureza, deu à luz uma menina.”.

Por seu lado “O Século” , com destaque na 1ª página e com direito a fotografia, noticiava: “Cansado pelo tempo que o pai demorava a encontrar um táxi, o pequeno Carlos Jorge decidiu-se a vir ao mundo em plena estrada de Palma de Baixo, ao principio da tarde de ontem. Sem preconceitos, nem cerimónias, o rechonchudo bebé espantou com o seu aparecimento quantos por ali circulavam, enquanto a mãe, trasmontana de boa cepa, não deixava de corar com o desaforo da criança.”

Pela leitura da notícia ficava a saber-se que o Carlos Jorge vinha fazer companhia a oito irmãos.

Na última página, também de "O Século", o destaque para Georges Sinenon, que fazia 70 anos, e anunciava a reforma: “Agora vou sentar-me numa cadeira a contar a mim próprio histórias que esquecerei imediatamente. E sei que não hei-de aborrecer-me.”

O “Diário de Notícias” colocava, em destaque, na 1ª página: “Libertados finalmente 142 prisioneiros americanos pelos comunistas do Vietname.” Também em destaque, com fotografia a cinco colunas, a notícia da preparação do I Congresso da Acção Nacional Popular, com os dirigentes da A.N.P. a apresentarem cumprimentos a Marcelo Caetano.

Para este dia, o Boletim Meteorológico previa atá às 24 horas: "céu geralmente muito nublado com vento moderado de Oeste; períodos de chuva; possibilidade de queda de neve nas terras altas; descida de temperatura."

1 comentário:

Maria Fernanda Simões disse...

Pois, mas a notícia mais importante deste dia 13 de Fevereiro de 1973, foi sem dúvida a do nascimento do Mário, que passados 37 anos continua a ser um rapaz maravilhoso.