quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

OLHAR AS CAPAS



Champanhe Para Um

Rex Stout
Tradução de Almeida Campos
Capa de Lima de Freitas
Colecção Vampiro nº 150
Livros do Brasil, Lda
Lisboa s/d

Se não estivesse a chover e a ventar naquela áspera manhã de uma terça-feira de Março, eu teria saído a fim de ir ao banco depositar uns cheques quando Austin Byne me telefonou e ele podia ter feito a tentativa com outro qualquer. Mas mais provavelmente, não. Talvez me telefonasse mais tarde, de forma que eu não tenho nada que estar a culpar o tempo. Seja como for, eu encontrava-me no escritório a olear a máquina de escrever e as duas Marley Calibre 38, das quais tínhamos licença de uso e porte, quando a campainha do telefone tocou e eu atendi.
- Escritório de Nero Wolfe. Fala Archie Goodwin.

3 comentários:

Luis Mira disse...

Caro "Sammy",

Tenho andado por aqui a pensar com os meus botões se lhe devo fazer este comentário, ou não...

Mas, que diabo, a não ser que o nosso Primeiro vá (ainda...) mais longe mas suas intenções, ninguém neste país deve recear expressar livremente as suas opiniões.

Vem tudo isto a propósito do seu nome.

É sabido que o Sammy Glick da obra do Shulberg é um arrivista, um oportunista, um homem que não olha a meios para atingir os seus fins: o sucesso, o reconhecimento público, o "top of the World" da escala social. Custe o que custar e doa a quem doer...

O escritor e argumentista de Cinema Budd Shulberg era um homem de esquerda, e quis retratar, com a criação desse personagem, muitos dos "Executivos" com quem privou ao longo da sua vida profissional.

E tanto assim é que o nome de "Sammy Glick" é, muitas vezes, vezes usado quando pretendemos evocar "filhos de puta" desse calibre... "Ele é assim uma espécie de Sammy Glick", diz-se com alguma frequência...

Pois bem... Ninguém, Amigos ou simples Admiradores, tem do "Dono da Casa" uma ideia dessas. Bem pelo contrário...

Então porque carga d'água foi ele escolher esse raio de nome...? Para evocar e criticar tudo quanto ele significa? Não me cheira... Era como se eu detestasse futebol e me fizesse chamar "Eusébio" para pôr essa aversão em evidência...

Cada um escolhe o nome que quiser mas, com tantos à mão de semear, porque foi logo saltar esse...? Má consciência...? Noção de que, como alguém já escreveu, "todos temos um pouco de Sammy Glick dentro de nós..."?

Poderia ter saído "Rick", o nosso heroi do Casablanca... Vatel por associação aos seus grandes dotes de culinária... Monsieur de Lamarzelle, o recordista "Guiness" de flutes de espumante, ou até "Saviola", por motivos de contexto. No limite e se fosse mesmo necessário uma profissão "não especializada", poderia até ser "Marquinhos, o porteiro do Elefante Branco"... Mas nunca "Sammy Glick"!

Se ainda não foi ao Registo Civil, deixo aqui o meu apelo, em nome de todos os seus Grandes Amigos e Admiradores, para que mude de alcunha. Até "Jorge Jesus" lhe fica bem melhor...!

Um Abraço do

Miguel

Sammy, o paquete disse...

Só por este pedaço de texto valeu a pena a escolha da alcunha.
Há coisas que não se explicam, ou se são explicadas, perdem a graça, pelo menos para o autor da dita graça.
Ora aqui está uma maneira hábil, muito sammyglickiana de explicar o inexplicável...
Não foi criado por qualquer motivo especial, mas qaundo as pequenas pensaram no blogue, na ajuda que teria de lhes prestar, pensei logo na alcunha que ia arranjar. Poderiam ser centenas de outras - Molero ou Mister DeLuxe do livro do Dinis Machado - mas, sei lá porquê, foi o livro do Budd Schulberg que me veio à cabeça.
Mas já que falou nisso, vou passar as últimas noites de Inverno a tentar descobrir, se não haverá em algum canto do meu esqueleto um qualquer pedacinho de Sammy Glick...
Em tempo oportuno lhe darei conta dos resultados a que cheguei
Foi um enorme prazer tê-lo por aqui e só lamneto que a resposta não esteja à altura do comentário.
Também um abraço

filhote disse...

Insuperável Lima de Freitas!