sexta-feira, 11 de março de 2011

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?


Aqui, neste nº 14 da Avenida Guerra Junqueiro, funcionou o “Star”.

Uma sala de cinema agradável, confortável. Foi pena ter fechado. Esplendidamente situada possibilitava, antes ou depois das sessões um espraiar pela esplanada da “Mexicana”, ainda hoje icon daquela zona da cidade.

O “Star” tinha uma programação a pensar nas tias da Avenida de Roma que, depois da sessão, iam para a esplanada da “Mexicana”, mais para a converseta-má-lingua, em redor de chá e torradas, refrescos de café, do que para percorrer as peripécias do filme.

Foi no “Star” que se estreou “Les Uns e Les Autres” do Claude Lelouch e, ficam a saber, o quando isso as encheu as pessoas de felicidade.


O “Star” já não existe, está lá agora o “C&A”, uma loja de trapos, mas a “Mexicana” mantém-se firme, e no interior, ainda lá  está o “Sol Ardente”, lindíssimo painel cerâmico, da autoria de Querubim Lapa.

Tirei a fotografia, subi e avenida, olhei a esplanada da “Mexicana”, e tentei o exercício de imaginar que, as simpáticas velhinhas que por lá se sentavam, são as mesmas que, no tempo de avenidas novas, elegantes e glamourosas, iam às sessões do “Star”.

Estava uma bonita tarde de sol.

Sem comentários: