quinta-feira, 15 de março de 2012

CULTURA AO VIRAR DA ESQUINA



Esta fotografia pertence ao Diário de Notícias de 24 de Dezembro de2010 e tinha como título:

SÍMBOLO DO CINEMA EUROPA FOI ONTEM REMOVIDO DA FACHADA

Na breve notícia, que mais não era do que uma legenda laragda da fotografia, podia ler-se:

O símbolo do Cinema Europa foi ontem retirado da fachada da antiga sala de espectáculos, actualmente em processo de demolição. Rui Remígio, do Movimento SOS Cinema Europa, contou ao DN que tudo aconteceu ontem de manhã, por volta das 11.00. "O símbolo teve de ser fracturado, porque é muito pesado e estava injectado na fachada", sublinhando que foi a forma encontrada de o "preservar". O membro do movimento acrescentou que o presidente da Junta de Freguesia do Santo Condestável lhe assegurou, durante a remoção, que a peça será "reposta" no imóvel que irá nascer no lugar do antigo Cinema Europa, em Campo de Ourique. Destino semelhante terá o painel de azulejos existente no "foyer do cinema", que será removido e recolocado no condomínio habitacional que será construído naquele local. No piso térreo do novo edifício deverá também ser instalada uma mediateca com cerca de mil metros quadrados. Para que tal aconteça, a Câmara Municipal de Lisboa terá de adquirir o espaço, um processo que Rui Remígio disse ao DN estar "a decorrer conforme previsto.

Estas são, agora, as notícias de que o Movimento SOS Cinema Europa, continua a sua luta para que um espaço de cultura exista em Campo de Ourique.

Não baixámos os braços.
Juntámos amigos de Campo de Ourique e criamos um fim de semana  (24 e 25 de Março) de actividades variadas para todos os públicos, com entrada gratuita.

A iniciativa Cultura ao Virar da Esquina, organizada com a participação empenhada de um conjunto de moradores, simpatizantes e amigos do Bairro de Campo de Ourique numa base absolutamente voluntária e graciosa, assim como de várias entidades públicas e privadas, pretende ser uma demonstração da capacidade de mobilização dos moradores e agentes do bairro para a organização de actividades culturais, cívicas e desportivas, que se quer que venham a ter lugar no futuro Centro Cultural.

Somos um movimento de cidadãos que nasceu há sete anos para lutar contra a demolição do Cinema Europa, em Campo de Ourique. Não o conseguimos evitar mas recebemos a garantia, da Câmara Municipal de Lisboa, de que o novo edifício vai acolher, no piso térreo, um Centro Cultural.

Concorremos ao Orçamento Participativo em 2010 e conseguimos 690 mil euros para equipar este espaço destinado a toda a população onde sonhamos de ter uma mediateca.


Caso entendam, estamos disponíveis para mais esclarecimentos, nomeadamente actualizando pormenorizadamente o programa em soscinemaeuropa

Sem comentários: