sexta-feira, 30 de março de 2012

JANELA DO DIA

1.

Quando subia a Rua Garrett, numa altura em que o Corpo de Intervenção (CI) da PSP já recebera ordem para varrer os manifestantes, recorda-se de sentir uma "paulada" na cabeça forte o suficiente para lhe perfurar a pele. "Tenho a certeza de que era um bastão, não tive tempo de olhar para trás, só queria sair dali." O destino haveria de lhe pregar mais uma partida nesse dia. Minutos depois de ser agredido teve de partilhar o transporte para o hospital com um agente da PSP, ferido na face, na sequência do arremesso de uma chávena de café. João rangeu os dentes para se manter em silêncio. "Nunca mais vou olhar para a polícia da mesma forma", garante o técnico, que trabalha com vítimas de violência doméstica.

A VISÃO enviou várias questões para a direção nacional da PSP, na expectativa de que algum responsável da instituição ajudasse a esclarecer o comportamento dos polícias que estiveram de serviço naquele dia. As respostas nunca chegaram.
Vários agentes disseram-nos que não compreendem porque foi ordenado ao CI que avançasse no terreno, sabendo-se de antemão que esta unidade especial funciona habitualmente como um rolo compressor, e está mais habituada a lidar, de forma indiscriminada, com a agressividade dos adeptos das claques de futebol. "Foi como levar um dobermann para uma luta de gatos", refere um elemento do CI, sob anonimato. "Qualquer oficial da PSP sabe que o nosso modo de atuação é sempre mais ruidoso", diz. 

Citado de A Visão, 30 de Março de 2012

2.

O Banco de Portugal, no seu relatório da Primavera diz que vamos assistir em 2013 a uma estagnação da economia e a uma liquidação, entre este ano e 2013, de 207 mil postos de trabalho

Pedro Passos Coelho, hoje, durante o debate quinzenal na Assembleia da República:

O Governo viu as suas previsões contidas no Orçamento do Estado para 2012 ultrapassadas relativamente à matéria do desemprego.

3.

A proposta de lei do Governo que altera o Código do Trabalho foi aprovada na Assembleia da República com os votos da maioria PSD/CDS-PP e com a abstenção da bancada socialista.

Na votação na generalidade, o diploma contou com os votos contra das bancadas do PCP, BE e "Os Verdes", bem como da deputada socialista Isabel Moreira e do deputado democrata-cristão José Ribeiro e Castro.

4.

O maior accionista da Galp, Américo Amorim, disse hoje que se os angolanos da Sonangol quiserem entrar directamente no capital da empresa o podem fazer e que ressalvou que a sua relação com a empresa é amigável.

5.

Segundo os dados publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, o estado português perdeu 882 milhões de euros em 2011 com o apoio dado aos bancos portugueses, no contexto do reforço da solvabilidade do sector financeiro.


Legenda: recorte do jornal República de 13 de Maio de 1974.

Sem comentários: