segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SIGAM A ESTRELA



Nos 30 anos da morte de Marilyn Monroe, o Público dedicou- lhe duas páginas.

O crítico Manuel Cintra Ferreira começa assim a sua evocação, a que deu o título Sigam a estrela:

 O que fica de uma estrela quando explode é o brilho que nos ilumina ainda durante milhares de anos. Extinta já, a asua imagem continua aobcecar-nos e a sua luz a ser cantada pelos poetas. Numa dimensão mais terrestre e humana a “movie star” provoca o mesmo efeito. Na constelação nascida desde o começo do século, Marilyn é a Estrela Polar.

- Como encontras o caminho no escuro?

- Seguimos aquela grande estrela. Ela leva-nos para casa.

(Diálogo final de Os Inadaptados)

Manuel Cintra Ferreira, no seu artigo, coloca três subtítulos: Sugar, Cherie e Lorelei.

Transcrevo este último:

Diz a lenda que Lorelei foi uma donzela que se afogou no Reno em consequência de um amor não correspondido e que, transformada em sereia, atraía com o seu canto os barqueiros para a perdição. Que melhor mito se poderia aplicar a Manuel Cintra Ferreira tanto na vida como na ficção cinematográfica?

Premonitoriamente, o nome da sua personagem no filme que a consagrou, “Os HomeLs Preferem as Loiras, É Lolerei, e no anterior, “Niagara”, é uma “sereia” que, mesmo morta, leva para a perdição o obcecado marido, Joseph Cotten.

Coincidência? O elemento que envolve a tragédia é a água com as suas imponentes cataratas do Niágara em pano de fundo, e em “Rio Sem Regresso” é de novo sobre o elemento líquido que a acção se desenvolve. Como a Lorelei da lenda, o canto de Marilyn, fascina e envolve de uma forma letal os homens porque lhes é impossível libertarem-se do fascínio, seja Cotten ao som de “Kiss” em “Niagara”, Don Murray em “Paragem do Autocarro” ouvindo “That Old Black Magic”, Yves Montand com a canção tema de “Let’s Make Love” ou John Fitzgerald Kennedy ao ouvir o mais quente e sensual “Happy Birthday” em 1962.

E será coincidência que esses dois homens que a possuíram e abandonaram, o presidente dos EUA e seu irmão Robert, tenham tido morte violenta poucos anos depois de Marilyn entrar, por sua vez, na lenda? Poderia dizer-se que a maldição de Lorelei se cumpriu de novo.

Legenda: Marilyn Monroe e Clark Gable na cena final de Os Inadaptados de John Huston.

Sem comentários: