quarta-feira, 8 de agosto de 2012

QUEM MATOU NORMA JEAN?


Quem matou Norma Jean?
“Eu”, respondeu a cidade
Como dever cívico
Eu matei a Norma Jean.

Quem a viu morrer?
“Eu”, respondeu a noite,
Eu e a luz do quarto
Ambas a vimos morrer.

Quem lhe colherá o sangue?
“Eu”, disse o fan,
Com o meu balde,
Irei apanhar-lhe o sangue.

Quem irá tecer a sua mortalha?
“Eu”, respondeu a mãe.
Para esconder a minha culpa.
Eu tecerei a sua mortalha.

Quem cavará a sua tumba?
O turista chegará,
Para participar no festejo,
Ele cavará a sua tumba.

Quem serão as suas carpideiras?
“Nós” que a representávamos
E perdemos os nossos dez por cento
Nós seremos a s suas carpideiras.

Quem levará o palio?
“Eu”, respondeu a imprensa,
Triste e dorida
Eu levarei o palio.

Quem tocará o sino?
Eu, gritou a mãe,
Fechada na sua torre,
Eu farei dobrar o sino.

Quem não tardará em esquecê-la?
“Eu”, respondeu a página,
Começando a desvanecer-se.
Eu serei a primeira a esquecê-la.


Bob Dylan

A tradução de Who Killed Norma Jean? foi retirada da peça de Hélder Costa, Marilyn, Meu Amor de Helder Costa.

Sem comentários: