segunda-feira, 4 de março de 2013

O VERTIGINOSO SR. HITCHCOCK


Sem saber bem quem era Alfred Hitchcock, gozei à parva com as histórias que a televisão, a preto e branco da ditadura, transmitia semanalmente.

Ainda hoje sorrio com aquele velho Good evening.

Mais tarde, o meu pai conduziu-me pelos seus filmes, um cineasta de peso como ele dizia ou ouviu dizer.

Durante o mês de Março, a Cinemateca proporciona a exibição de vinte e cinco filmes de Mr, Hitch.

Chamaram ao ciclo O Vertiginoso Sr. Hitchcock, e a programação pode ser consultada no site da Cinemateca:

Uma sucessão de acontecimentos reavivou, nos últimos tempos, o interesse público pela figura e obra de Alfred Hitchcock. A eleição de VERTIGO como “melhor filme de todos os tempos” na célebre sondagem da revista Sight & Sound; as reposições no circuito comercial português desse filme e, depois, de PSYCHO; a estreia em sala de HITCHCOCK, de Sacha Gervasi, retrato do realizador durante a rodagem de, justamente, PSYCHO; ou ainda a exibição, nos Estados Unidos, de um telefilme, THE GIRL, sobre a relação entre Hitch e Tippi Hedren, protagonista de THE BIRDS e MARNIE.
Sob o efeito combinado de tudo isto, Hitchcock voltou à berlinda, e por certo despertou o interesse e a curiosidade pela sua obra nas mais jovens gerações de espectadores e cinéfilos. Foi sobretudo a pensar neles – como se precisássemos de pretexto para voltar a Hitchcock – que concebemos este programa, constituído quase exclusivamente pelos títulos hitchcockianos da nossa coleção. Não é a retrospetiva integral que a Cinemateca já por duas vezes realizou; mas é um passeio por uma das mais obras mais ricas e complexas que o cinema gerou, e um mergulho em cheio na vertigem de Alfred Hitchcock. Modesta e francamente, parece-nos proposta irrecusável.
Alfred

Sem comentários: