domingo, 20 de abril de 2014

BOOOLAS!


20 de Abril de 1974

Uma nota da PIDE/DGS dá conta da perseguição e prisão de indivíduos de várias organizações comunistas.

Desde o início do corrente mês, mas com maior intensidade nos últimos dias, tem-se verificado por parte de várias organizações comunistas, uma grande actividade na difusão de panfletos e outras actuações de propaganda através das quais se incita a acções revolucionárias no 1º de Maio.
Com base nas averiguações feitas, foram detidos em Lisboa 15 indivíduos e 15 no Porto.
Nada impediu que nas paredes da baixa de Lisboa aparecessem as inscrições:
O 1º DE MAIO É VERMELHO!

A todos os títulos curiosa, mas não só!, a breve notícia que O Século publicava dando conta que três jovens, dois canadianos e um argentino, foram detidos sob a acusação de “prática de imoralidade". Foram presos por, segundo o agente da PSP, estarem descalços e de tronco nu deitados na relva. No relatório enviado ao Comando da corporação, o agente informa que aqueles cidadãos estrangeiros estavam “a ofender a moral pública”.
Dia do Turista.
Os estrangeiros receberam flores e as Cartas de Soror Mariana traduzidas em inglês, francês e alemão.

Otelo Saraiva de Carvalho em Alvorada em Abril:
Uma certa falta de confiança, afinal, persistia também em alguns dos mais altos responsáveis do Movimento. Nas vésperas do Dia D, Vasco Gonçalves, que já tinha a assistido a fracassos anteriores, cogitava para Vítor Alves, em termos condicionais: «Ah! Se o Movimento conseguisse ganhar, como era bom daqui por uns dois anos, termos uma social-democracia em Portugal! Mas é muito difícil, sabe? Os tipos têm um aparelho muito forte.»
(…)
- Não entrando em linha de conta com os imponderáveis, garanto uma probabilidade de êxito de oitenta por cento para uma vitória concretizada em doze horas a partir da Hora H.”
Vítor manteria, até ao fim, a sua incredulidade. Olhando-me estupefacto, comentou:
 - Booolas! Se me tivesses respondido com vinte por cento de probabilidades de êxito, eu tinha achado sensacional! Invertendo os valores e garantindo oitenta, não estarás, como de costume, a ser demasiado optimista?

Legenda: pormenor da pág. 350 de Alvorada em Abril de Otelo Saraiva de Carvalho, Livraria Bertrand, Lisboa, Dezembro de 1977.

Sem comentários: