sábado, 12 de abril de 2014

O BUÇACO COMO REFÚGIO


12 de Abril de 1974

Sexta-Feira Santa.
Lisboa é invadida por espanhóis.
Marcelo Caetano, desde o dia 10,que se passeia, em viagem particular por alguns pontos do país, com o Prof. Lopez Rodó, antigo ministro das Relações Exteriores de Espanha.
Marcelo Caetano e o Prof. Lopez Rodó ficaram instalados no Hotel do Buçaco, local da especial preferência de Marcelo.
Foi aí que, durante os dias de Carnaval se recolheu para  meditar sobre a situação do país.

À falta de notícias, os jornais do regime enalteciam os progressos do país.
Em vários aspectos o sector industrial português tem vindo a anunciar extraordinária importância, tanto no contexto nacional como no internacional.
Entre alguns frisantes exemplos, destacam-se os empreendimentos de Sines, o da Setenave, etc. Este último (estaleiros para construção e reparação naval) arrancou com o empreendimento em Setúbal, em 6 de Abril de 1972. Estará concluído em 1975 e no primeiro trimestre de 1975 começará a construção o sector da construção naval.
São investidos cerca de três milhões de contos.
O valor da produção anual da Setenave está estimado em cinco milhões de contos.
Será um dos maiores estaleiros da Europa.
A construção de um grande estaleiro naval em Setúbal vai proporcionar enorme desenvolvimento, não só à indústria nacional, como à própria região .
Assim, 6300 empregados em variadas actividades surgirão naquela cidade até 1976. Este número tem um aspecto muito importante salientando-se a natural evolução tecnológica que daí advirá.
A cidade tem presentemente cerca de 72 000 habitantes.

A União dos Sindicatos Ferroviários deslocou-se ao gabinete do ministro do Ultramar, Baltazar Rebelo de Sousa, para lhe manifestar o seu reconhecimento pelos benefícios resultantes de alterações ao acordo Colectivo de trabalho introduzidas pelo ministro quando era titular das Corporações e Segurança Social.
Os dirigentes aproveitaram para dizer ao ministro que o governo pode contar sempre com os dirigentes corporativos dos verdadeiros ferroviários na sua política ultramarina.

Segundo a agenda do Cinéfilo, o cinema Londres exibia na sessão da meia-noite Eu Sou Bob Dylan (Don’t Look Back) do realizador D. A Pennbaker.
O grupo de teatro Comuna continuava a representar, nuns armazéns da Cervejaria Portugália, na Avenida Almirante Reis, cortesia do empresário Manuel Vinhas, a peça A Ceia com João Mota, Manuela de Feitas, Melim Teixeira, Luís Lucas, Carlos Paulo, Madalena Pestana, Francisco Pestana com sessões diárias às 21,45 horas e bilhetes ao preço de 20$00.
A celebração do acto teatral no mais depurado espectáculo que a Comuna nos apresentou até agora.

Sem comentários: