domingo, 13 de abril de 2014

DESASTRE DE TROTINETE...


13 de Abril de 1974

O Serviço de Informação Pública das Forças Armadas, regularmente comunicava os soldados que, nas três frentes da guerra colonial, morriam em combate, por doença, ou desastre de viação.

As mortes por desastres de viação eram superiores à dos soldados mortos em combate, o que poderia levar a pressupor que os militares serviam-se das picadas para, com as unimogs, realizarem corridas de Fórmula 1.

Paluteia Mendes, que ficou cego em combate, contou há unas anos, o diálogo que mantivera com uma daquelas damas do Movimento Nacional Feminino:

- Isso foi um acidente de viação?

- Foi, sim, minha senhora. Foi um desastre de trotinete.

Para além dos relatórios semanais era publicado um relatório mais completo que revelava os êxitos que a tropa portuguesa ia tendo na luta contra os povos africanos.
A imagem, que acima, se pode ver, reproduz um relatório mensal distribuído pelo Comando-Chefe das Forças Armadas em Moçambique e referente ao mês de Abril do ano de 1967.

Apenas os jornais afectos ao regime ditatorial, publicavam estes relatórios. Este foi publicado pelo jornal Novidades de 12 de Maio de 1967.

Para além da ficção construída à volta de uma guerra, que ainda hoje nos deixa confrangidos, pode ler-se que os responsáveis militares tratavam de bandoleiros, homens que, simplesmente, defendiam uma terra que era sua.

Sem comentários: