segunda-feira, 7 de abril de 2014

E DEPOIS DO ADEUS


7 de Abril de 1974

O conjunto sueco Abba, com a canção Waterloo, foi o vencedor do Festival da Eurovisão que se realizou em Brighton no Reino Unido.

Portugal concorreu com a canção E Depois do Adeus interpretada por Paulo de Carvalho e quedou-se em último lugar com apenas três votos: um da costumada Espanha, dois da inócua Suiça, que , como dizia Orson Welles, é  um país que é um modelo de ordem, de organização, de seriedade, mas o que deu ao mundo? O relógio de cuco.

O rectângulo à beira-mar plantado, como habitualmente, esperava que não só pela canção, mas também pela excelência da voz de Paulo de Carvalho, Portugal obtivesse uma honrosa classificação.

Um matutino escreveu que a política prejudicou a canção, mas a referência apontava, naturalmente, para o desprezo que a Europa tinha pelo Portugal colonialista.

Não se sabia, então, que a história iria reservar um lugar para esta canção com letra e música de José Niza.

Às 22H55 do dia 24 de Abril, nos Emissores Associados de Lisboa, estação da Rádio Graça, o locutor João Paulo Dinis, no comando do programa 1-8-0, lança o sinal  de saída dos quartéis, para que o 25 de Abril se transformasse no Dia das Surpresas:

Faltam cinco minutos para as 23H00 horas. Convosco, Paulo de carvalho com o Eurofestival 74, E Depois do Adeus.

Quis saber quem sou
O que faço aqui
Quem me abandonou
De quem me esqueci
Perguntei por mim
Quis saber de nós

Mas o mar
Não me traz
Tua voz.
Em silêncio, amor
Em tristeza e fim
Eu te sinto, em flor
Eu te sofro, em mim
Eu te lembro, assim
Partir é morrer
Como amar
É ganhar
E perder.
Tu viste em flor
Eu te desfolhei
Tu te deste em amor
Eu nada te dei
Em teu corpo, amor
Eu adormeci
Morri nele
E ao morrer
Renasci.
E depois do amor
E depois de nós
O dizer adeus
O ficarmos sós
Teu lugar a mais
Tua ausência em mim
Tua paz
Que perdi
Minha dor
Que aprendi.
De novo vieste em flor
Te desfolhei...
E depois do amor
E depois de nós
O adeus
O ficarmos sós.

Sem comentários: