quinta-feira, 10 de abril de 2014

TEMOS ESSE DIREITO


10 de Abril de 1974

Este é o extracto de um comunicado, distribuído durante a guerra colonial pela Frelimo entre as tropas portuguesas.

Neste dia, por telegrama da ANI proveniente de Lourenço Marques, soube-se que foram expulsos da colónia cinco missionários comboianos, de nacionalidade italiana e dois de nacionalidade portuguesa, acusados pela PIDE de simpatias com a actuação da Frelimo.
Também o Bispo de Nampula abandona a sua diocese.
A versão do regime só será conhecida no dia 16.

O ministro do Ultramar, Baltasar Rebelo de Sousa, recebeu os chefes de núcleos de graduados da Mocidade portuguesa, regressados da Guiné, onde decorreu o Encontro Nacional dos Graduados Portugueses, a qual tinha sido presidida pelo General Bettencourt Rodrigues, governador da colónia, que no seu discurso disse:
Este encontro é um nobre serviço que se presta ao país, mas fazê-lo na Guiné aqui e agora é dar a essa reunião um significado de força e de unidade de presença e permanência de vocação e de determinação. A finalidade deste encontro lhe dá projecção nacional e internacional e vincadamente aforma como somos e queremos continuar a ser.

 Em Israel, Golda Meier, anunciava a sua demissão de primeira-ministra, apóss uma semana de crise e divergências entre as três facções da coligação governamental.
Cheguei ao fim do meu caminho.
Já há muito que o «falcão» Moshe Dayan vinha fazendo sucessivos apelos à demissão de Golda Meier.

Sem comentários: