terça-feira, 22 de abril de 2014

PODIA SER UM VIRA


22 de Abril de 1974

Os jornais trazem nas suas primeiras páginas fotografias do almoço íntimo que o chefe de estado Almirante Américo Tomás ofereceu, ontem, no Palácio Nacional de Belém do Chefe do Governo.
Sem protocolo, revestido de cunho de cordialidade, num ambiente extraordinariamente amistoso, estiveram presentes o Chefe do Governo Marcelo Caetano, os presidentes da Assembleia Nacional, da Câmara Corporativa e do Supremo Tribunal de Justiça, os ministros da Defesa Nacional, do Interior, da Justiça e das Finanças, o Procurador Geral da República, diversos conselheiros de estado, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, alguns deputados com saliência para almirante Henrique Tenreiro assim como outras personalidades do regime e da íntima    confiança de Tomás.
Olha-se a fotografia e vemo-los descontraídos e sorridentes.
Desconheciam ainda que almoçavam, todos juntos, pela última vez, tal como desconheciam que poucos dias faltavam para deixarem de sorrir.
O pânico haveria de tomar conta das suas excelsas e distintas pessoas.

O República conseguiu, numa pequena notícia, dar conta que quatrocentos democratas marcaram presença na homenagem a Óscar Lopes.

No mesmo jornal, o jornalista e escritor Álvaro Guerra, encarregado pelos capitães da ligação com a imprensa, no seu habitual Ponto Crítico abordava a meteorologia e se pudéssemos decifrar as entrelinhas ficaríamos a saber que o tempo ia mesmo mudar.
A Primavera continua chuvosa, um resto de invernia que se arrasta, retardando o sol aquém, de tantos sóis adiados, se vai fartando e chegando ao Inverno da vida com um levíssimo e já frio raio de luz teimando penetrar na floresta desencantada da memória.
Naturalistas, alegóricos, nostálgicos, vamos seguindo os caprichos do clima, mitigando a ausência das palavras primaveris com a decifração de eternos boletins meteorológicos.

Otelo Saraiva de Carvalho comunica aos seus camaradas que tem pronto o Plano Geral das Operações.

Grândola é escolhida para segunda senha do Movimento dos Capitães. Almada Contreiras em 25 de Abril Memórias, explica: escolhi a Grândola, em primeiro lugar, porque sou alentejano, depois porque gosto muito da canção. Se fosse minhoto, provavelmente a senha seria um “vira”, não sei.

Este é o registo que Dinis de Almeida deixa em Origens e Evolução do Movimento dos Capitães:


Sem comentários: