quarta-feira, 16 de abril de 2014

DÁ A IDEIA DE BARULHO...



16 de Abril de 1974

Mais um pormenor do livro, Os Segredos da Censura, deo jornalista César Principe. O O deespacho é hilariante pois revela que um coronel pode ficar pesaroso com o aumento dos correios e telefones, o público é que não.

O Ministério do Ultramar, em nota enviada para os jornais, torna público, (acontecimentos ocorridos a 10 de Abril) que o regresso à metrópole do Bispo de Nampula, D. Manuel Vieira Pinto, e a saída de 11 missionários combonianos do estado de Moçambique têm originado diversas versões noticiosas, que exigem o esclarecimento dos factos.

Em 10 pontos o comunicado tenta explicar o inexplicável e lembra que tanto o Bispo de Nampula como os missionários, não foram expulsos de Moçambique, antes saíram   para salvaguarda da sua segurança.

Os acontecimentos desencadearam-se em meados de Fevereiro, com a divulgação de um documento elaborado pelos referidos missionários combonianos, «em união com o seu Bispo», altamente ofensivo da nação portuguesa e também da hierarquia da Igreja, pondo mesmo em causa as relações entre Portugal e a Santa Sé.

Uma nota da PIDE/DGS informa que, com base nas averiguações feitas foram detidos 15 indivíduos em Lisboa e Porto, implicados em acções revolucionárias com vista ao 1º de Maio.
Largos milhares de panfletos revolucionários foram apreendidos nas oficinas do semanário Notícias da Amadora.

Final de tarde, regresso a casa após uma daquelas conversas de café  sem fim entre malta nova, malta velha, malta assim-assim,cada um com a sua ideia do modo como derrubar o regime, e  um dos velhos a lembrar que estão os bárbaros à porta da cidade   e nós para aqui a discutir o sexo dos anjos...

Quase a chegar a casa, saído de um portão, um cão salta-me ao caminho a ladrar.

Instintivamente estaco, mas um logo aparece, tranquilizador, o dono.

- Não faz mal nenhum... é como o Marcelo Caetano: só quer umas festas….Anda cá «Refúgio»! 

Sem comentários: