quinta-feira, 10 de novembro de 2016

OLHAR AS CAPAS


Reflexos Nuns Olhos de Oiro

Carson McCullers
Prefácio Tennessee Williams
Tradução: Cabral do Nascimento
Capa: Augusto T. Dias
Relógio d’Água, Lisboa s/d

Em tempo de paz uma guarnição avançada é um lugar triste. As coisas que aí acontecem repetem-se vezes sem conta. Concorre para esta monotonia o próprio plano da fortaleza: enorme quartel de cimento armado, filas de casas para oficiais, todas semelhantes, ginásio, capela, campo de golfe e piscinas – tudo isto delineado segundo um modelo certo e rígido. Mas talvez a taciturnidade que se nota provenha mais do isolamento, do excesso de ócios e da nímia segurança, pois quando se entra na tropa é em geral para seguir os calcanhares dos que nos procedem. Ao mesmo tempo, porém, sucedem no exército eventos que não será provável renovarem-se. Existe um forte no Sul onde há poucos anos se cometeu um crime: dois oficiais, um soldado, duas mulheres, um filipino e um cavalo.

4 comentários:

Seve disse...

Não sei se o livro será melhor do que o filme (com Marlon Brando), sei é que o livro é absolutamente fascinante.

Sammy, o paquete disse...

Entre o livro e o filme venha o rapaz do costume e escolha, caro Seve.
Um grande livro e um grande filme de John Huston. Marlon Brando nos seus bons tempos, na companhia de Elizabeth Taylor. E que companhia!
Defeito meu: gosto sempre mais dos livros, mesmo que os filmes sejam soberbos.

Seve disse...

"Doze anos escravo" foi talvez dos pouquíssimos que gostei mais do filme do que do livro.

Sammy, o paquete disse...

Em tempos já aqui falámos de um outro filme melhor que o livro: a adaptação do livro de Horace McCoy,«Os Cavalos Também se Abatem» , feita por Sydney Pollack.