sexta-feira, 4 de novembro de 2016

OLHAR AS CAPAS


Uivo (e outros poemas)

Allen Ginsberg
Selecção e tradução: José Palla e Carmo
Capa: Fernando Felgueiras
Colecção Cadernos de Poesia nº 26
Publicações  Dom Quixote, Lisboa, Junho de 1973

Obedecendo a ordens para matarmos os espiões,
                   descarreguei a pistola na sua boca.
Descaíu, com a cara para baixo, da posição de vivo,
                   e deixei-o ali morto e ajoelhado.

Não, eu não fiz isso. Imaginei a cena, na neve dum
                   aeroporto, quando o avião de Albany des-
                   carregava passageiros.

Sim, fê-lo o rapaz com cara de Mexicano, de deza-
                   nove anos, com farda de fuzileiro naval,
                   que vinha sentado ao meu lado,
e que ia sair em Salt Lake City, a acompanhar
                   o cadáver do irmão que trouxera do
                   Vietnam.
«O vietnamita estava ajoelhado à minha frente,
                    a chorar e a pedir piedade. Eram dois:
                    este trazia um cartão que havíamos lan-
                    çado sobre eles.»
O cartão prometia imunidade aos
                    vietcongues que se rendessem.
«Para justar as contas da morte do meu irmão
                    E do meu melhor amigo, abati os dois.»
Sim, isto foi verdade,

                                       Fevereiro, 1969

Sem comentários: