segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A POSSIBILIDADE EXISTE...


Lendo por aí, sugere-se que os que se interessam pelas presidenciais americanas julgam ir votar amanhã a Des Moines, Iowa. Respondo por mim: sei que não vou lá estar. Mas sei, e é isso que me traz atazanado, que outros o farão por mim. É que, nesse país, os bancos, em 2008, emprestaram a desempregados para comprar vivendas com jacuzzi, causando um bater de asas de borboleta que levou, até hoje, a um tsunami onde moro (Benfica, a 6890 km de Des Moines, se a borboleta vier a direito). É que esse país ocupou o Iraque, acabou-lhe com a polícia e o exército (até um taxista da Amareleja diria "humm, vai dar merda...") e por isso tenho - sou europeu - tantos refugiados nas praias. E é o país que, durante a crise da democracia na Europa, venceu a Depressão sem beliscar a liberdade. É o dos filmes de Frank Capra de louvor aos homens e o dos inventores sem os quais já não posso passar. É o país onde, em 2004, ouvi um debate Bush-Kerry sobre células estaminais que entendi. Se calhar eles falaram do que lhes escreveram para falar - mas fizeram o esforço para os seus eleitores. E esse esforço é um tributo à democracia. Em 2016, Donald Trump foi ignorante ou carroceiro, reduziu a política externa a dólares, mentiu como os políticos mas sem o esconder, prometeu violações à Constituição e humilhou o que lhe deu na gana. É pela força desse país que são minhas estas eleições: a ganhar, não seria só a América que Trump degradava.

Ferreira Fernandes no Diário de Notícias


Legenda: imagem Shorpy

Sem comentários: