quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

PARA ANGARIAR O SEU PÃO DE CADA DIA


Rómulo de Carvalho nunca escondeu que apreciava os fundamentos doutrinários do Comunista, chegando mesmo a dizer que era um comunista sem partido.
Neste passo das suas Memórias, refere o dia em que o escritor Faure da Rosa o convidou para aderir ao Partido Comunista Português:

No meio da desorientação geral em que os heróis do 25 de Abril não sabiam que fazer da sua vitória, começaram a surgir os sinais da presença daqueles que, secretamente, desde há muitos anos planearam a sua intervenção política quando a oportunidade surgisse. Era o Partido Comunista, firme e determinado, o único agrupamento que sabia o que queria. Actuaram em força, alcançaram algumas vitórias, mas o futuro foi-lhes adverso.
Foi nessa altura que o Partido procurou obter a minha adesão. A pessoa que me convidou para um encontro foi um amigo de muitos anos, o José Faure da Rosa, pessoa de reconhecimento, já falecido, romancista com bastantes obras publicadas, totalmente caído no esquecimento. Encontrámo-nos no Café Império, próximo da Fonte Monumental e aí me deu a razão do encontro, anteriormente solicitado por telefone. Disse-lhe que não, que não aderia ao seu Partido nem a qualquer outro. Na raiz da minha filosofia política, chamemos-lhe assim, está seriamente instalada a total descrença no comportamento dos seres humanos quando são elevados às cúpulas do poder. Eu detesto esta minha atitude mas tenho que segui-la por imposição da minha natureza. Poderão minimizá-los em casos pontuais mas sempre com grande ineficiência limitada pelas ambições de quem governa e pelas utopias da ideologia que defende. A História dá-me razão, não a História dos heróis mas a dos seres humanos. Felizmente a esmagadora maioria não pensa nem sente como eu. Por isso acho muito bem que se batam por este ou por aquele partido político, que dêem vivas e que deitem foguetes.
A favor da minha atitude vou dar-vos um exemplo muito significativo. No regime anterior, chamado “fascista”, os governantes davam a mão a quantos os aplaudiam, e procuravam desembaraçar-se de quantos lhes eram manifestamente adversos. Os restantes, a grande massa da população, adaptava-se, calava-se, e ia trabalhando para angariar o seu pão de cada dia. Corridos os fascistas, ascenderam os democratas ao poder e, de imediato, trataram de dar a mão a quantos os aplaudiam e a procurarem desembaraçar-se de quantos lhes eram manifestamente adversos. Com uma diferença. Enquanto aqueles, os tais fascistas, escudavam os seus procedimentos na trilogia “sublime” do Deus, Pátria e Família, estes agora, os democratas, apoiavam o seu procedimento na “sublime” Democracia.

Rómulo de Carvalho em Memórias

Legenda: Anos 50: reunião, no Coliseu dos Recreios, de sindicatos corporativistas - «os governantes davam a mão a quantos os aplaudiam.»

Sem comentários: