sexta-feira, 11 de setembro de 2020

NEM PARA BEBER UM CHÁ


Mas quando temos nove anos, é difícil esperar. Dei um pontapé na base da cerca com uma das galochas. Impaciente e irritada. Soltei um suspiro. Desprendi os dedos da grade. Nessa altura, o meu pai olhou para mim, meio exasperado, meio divertido, e explicou-me uma coisa. Explicou-me o que era a paciência. Disse que era extremamente importante nunca me esquecer do seguinte: quando queríamos muito ver uma coisa, por vezes, tínhamos de ficar imóveis, de permanecer no mesmo sítio, de nos lembrar do quanto desejávamos vê-la e de ser pacientes. «Quando estou a trabalhar, a tirar fotografias para o jornal», disse ele, «por vezes tenho de ficar sentado no carro durante horas para conseguir a fotografia que quero. Não me posso levantar para beber uma chávena de chá nem sequer para ir à casa de banho. Tenho de ser paciente. Se queres ver aves de rapina, também tens de ser paciente.» Falou num tom grave e sério e não irritado; estava a comunicar uma Verdade de adulto, mas eu fiz que sim com a cabeça, amuada e a olhar para o chão. Aquilo parecia-me um sermão, não um conselho, e não percebia aonde ele queria chegar.

Helen Macdonald em A de Açor

Sem comentários: