segunda-feira, 7 de setembro de 2020

SALAS DE CINEMA DE OUTROS TEMPOS – STRAND THEATRE, KEY WEST


Os Cinemas, tal como os Homens, não nascem todos iguais e com os mesmos direitos e as mesmas oportunidades na vida.

Todas as salas de Cinema que até agora vos apresentei puderam sobreviver até aos dias de hoje, continuando a desempenhar cabalmente a missão original para que foram criadas, isto é, proporcionar algum prazer às pessoas que as frequentam, seja ele de que natureza for: a exibição de um filme, de uma peça de teatro, um concerto de Jazz, de Música Clássica ou de música dita ligeira, uma simples palestra...

Infelizmente, não foi esse o caso deste bonito “Strand Theatre” que hoje vos mostro, situado no nº 527 da Duval Street, a rua principal de Key West.

A sua própria história é difícil de deslindar…

Procurei, procurei, e nada encontrei…

A única coisa que vos sei dizer é que o “Strand” foi inaugurado em 1921, porque há uma fotografia datada de 1922 onde se pode ver um anuncio a fazer referência ao primeiro aniversário do teatro. Ao tempo dessa fotografia o filme que por lá passava era “The Man From Lost River”, realizado em 1921 por Frank Lloyd e hoje dado como perdido.


Noutro sítio também li que a lotação inicial era de 800 pessoas e todo o interior era em estilo Arte Nova. Mas nem uma simples fotografia da sala consegui ver...

O “Strand” terá encerrado como Sala de Cinema no início dos anos 80 e abriu, posteriormente, como um “nightclub”.

Entre 1993 e Dezembro de 2001 alojou o “Ripley’s Believe Or Not Odditorium”, que é um museu de coisas bizarras existente em muitas cidades dos Estados Unidos.

Em Abril de 2002 reabriu como um dos estabelecimentos do império “Walgreens”, uma cadeia americana de venda de artigos de farmácia e produtos de beleza, e assim se manteve até aos dias de hoje.


Com todas estas sucessivas alterações de atividade, o interior do Cinema foi desmantelado e apenas sobreviveu a fachada.

E nada mais se encontra na “net”, o que é estranho para um Cinema tão bonito, talvez o mais bonito de quantos vos dei a ver até agora. Fotografias há muitas e bonitas, mas uma informação mais detalhada acerca da sua história, népia….

A única coisa que vos posso fazer é juntar um “slide show” de curta duração, onde se podem ver algumas fotografias da fachada do Cinema entre os anos 20 e os anos 90 do século passado, bem como uma outra do “lobby”.


Pobre “Strand Theatre”…!

Merecia melhor sorte...

PS:

Ao contrário das restantes, a imagem noturna do teatro não é de minha autoria, tendo sido obtida no “site” “Key West Travel Guide”

Texto de Luís Miguel Mira

Sem comentários: