terça-feira, 14 de dezembro de 2021

SUBLINHADOS SARAMAGUIANOS


 

Dito já que começaram as iniciativas que visam registar o centenário do nascimento de José Saramago, acrescenta-se que irei pegando num qualquer livro de José Saramago e copiarei dele uma frase, um parágrafo, aquilo que constitui os milhares de sublinhados que, ao longo dos muitos anos de leituras, invadiram os livros de José Saramago que habitam a  Biblioteca da Casa.

Decididamente a pandemia alterou por completo os meus quotidianos.

Apenas saio de casa para o estritamente necessário.

Deixei de ir a livrarias – se o que para aí há, se pode chamar livrarias. Não leio jornais como lia, se bem que os jornais já não sejam como os jornais que comprava e lia demoradamente.

No breve intuito de comprar um livro para o aniversário de um amigo, mandei os meus passos para uma livraria. Foi então que encontrei este livro de Citações e Pensamentos de José Saramago organizado por Paulo Neves da Silva, - 640 citações, 280 temas, e 20 textos temáticos - editado em Maio deste ano, de que não tinha qualquer referência.

Curiosamente entra na Biblioteca da Casa quando por aqui andamos a colecionar sublinhamos saramaguianos.

Um trabalho interessante que talvez leve a futuros leitores da obra de José Saramago e que se junta a José Saramago Nas Suas Palavras, organizado por Fernando Gómez Aguilera e publicado em Outubro de 2010.

Sem comentários: