quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

SUBLINHADOS SARAMAGUIANOS



Dito já que começaram as iniciativas que visam registar o centenário do nascimento de José Saramago, acrescenta-se que irei pegando num qualquer livro de José Saramago e copiarei dele uma frase, um parágrafo, aquilo que constitui os milhares de sublinhados que, ao longo dos muitos anos de leituras, invadiram os livros de José Saramago que habitam a  Biblioteca da Casa.

Quando ontem peguei em A Bagagem do Viajante relembrei esta epígrafe que terá sido a primeira que encontrei em livros de Saramago e da qual me esquecera.

Pretexto para refazer uma viagem às epígrafes dos livros de Saramago.

 As epígrafes que encontramos nas obras de Saramago são tiradas de livros que não existem: Livro dos Conselhos,Livro dos Provérbios, Livro das Epígrafes, Livro das Evidências, Livro dos Contrários, Livro das Previsões, Livro dos Itinerários, Livro das Vozes e este Manual do Viajante.

Outras epígrafes são frases que viajavam com Saramago, à procura de uma qualquer saída, um qualquer destino, ou algo que ouviu, como este Adeus mundo, cada vez a pior dito pela sua avó Josefa.

Para Carlos Reis as epígrafes de Saramago são um jogo muito curioso.

Sobre as epígrafes, disse Saramago:

Digo às vezes que o mais importante nas minhas obras são as epígrafes. Peço ao leitor que não se limite a ficar por aí; que leia e pense! Mas, na verdade, se pudesse referir uma frase que definisse o meu trabalho seria: “Escrevo para compreender. Continuarei a esforçar-me para compreender.

As epígrafes, conselhos, provérbios, salmos, pedaços de poemas, não são postos nos livros por acaso, tudo tem um sentido e um fim, pormenores que se transformam em pormaiores.

Para mim as epígrafes, propriamente ditas, fazem a sua aparição na História do Cerco de Lisboa. Mas também pode ser em A Jangada de Pedra

Regressam por aqui as epigrafes dos livros de Saramago  e outras mais, dadas não como epigrafes mas frases soltas, daqui e dali, e, digo eu, que poderiam muito bem ser epígrafes:

 Têm os povos os fados que merecem.

Em Os Poemas Possíveis

Cada um de nós é por enquanto a vida. Isso nos baste.

Em Provavelmente Alegria

Não conhecemos a força do mar enquanto ele não se move. Não conhecemos o amor antes do amor.

Em Deste Mundo e do Outro

Quero acreditar que o trabalho que realizei teve alguma utilidade. Doutra maneira não me seria possível continuar. E eu vou continuar.

 Em As Opiniões que o DL Teve

Desviar os olhos, afastar preocupações, cansar-se uma pessoa de dores de cabeça, são tudo atitudes que os catões facilmente censuram, e tanto mais quanto mais longe estiverem das coisas que àqueles incómodos levam.

Em Os Apontamentos

Tudo é biografia, digo eu. Tudo é autobiografia, digo com mais razão ainda.

Em Manual de Pintura e Caligrafia

Sem comentários: