sábado, 10 de agosto de 2024

AINDA O STUART CARVALHAIS


 Sabia que o Zé Gomes Ferreira escrevera algo sobre o Stuart Carvalhais mas não lembrava onde. O ficheiro ideológico da Biblioteca da Casa já conheceu melhores dias.

De repente, tão só de repente, acabei por encontrar o texto do Poeta. Está na página 189 de Gaveta de Nuvens. Nas nuvens estava eu quando falhei a referência que seria para aparecer no Outro Lado das Capas. As desculpas devidas aos viajantes do Cais do Olhar e aqui fica a citação:

»Sim, eu vi eu assisti não só ao advento dos modernistas com novas técnicas e novos olhos - «exijo apenas que os pintores tenham olhos diferentes dos meus», já escrevi não sei onde -, mas também aos desvios dos temas cediços das feiras, dos borrachos, das romarias, das procissões, dos barbeiros ao ar livre, das cabeças de mendigos, etc., para a sensualidade íntima de Lisboa por dentro.

O primeiro lugar da minha cronologia de experiências pessoais pertence ao Stuart – que conheci em 1917 no rescaldo dramático da 1ª Guerra Imperialista – sempre com o tinteirinho de tinta da China na algibeira para o desse e viesse. (Quanto ao papel, qualquer servia. «O das mercearias para embrulhar manteiga, é estupendo”» - ouvi-o eu dizer certo dia…)

De Redacção em Redacção, de taberna em taberna, mal lhe encomendavam um boneco qualquer, rapava do tinteirinho e da pena e, como uma espécie de Bocage do desenho, logo ali improvisava o que lhe pediam, em geral uma anedota de rua com varinas ou costureiras de pernas à mostra.

Mais preocupado com as pessoas, as «pedras vivas» - expressão anos depois vulgarizada por António Sérgio – do que com os meandros de caliça e basalto de Lisboa – lembro-me de que, na obra desse tempo do grande artista popular, se destacavam sobretudo as «bichas» (do açúcar, do pão, do petróleo) em que o Stuart de Carvalhais punha todo o génio satírico babado de ternura militante que sentia pelas mulheres do povo, resignadas e famintas, à espera da ração minguada daqueles tristes dias de guerra vil.»

Legenda: ilustração irada de Stuart e os Seus Bonecos

Sem comentários: