segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

JANELA DO DIA


1.

Os ingleses inventaram o futebol e ninguém como eles vive o futebol.

O Natal é uma festa e se festa é, o futebol não poderia faltar.

Enquanto nos restantes campeonatos os jogos são interrompidos, em Inglaterra não só não são interrompidos, como se intensificam.

26 de Dezembro é o boxing day.

São controversas as origens. Para uns, a ocasião consagra o primeiro dia da semana em que os empregados recebiam, dos patrões, o bónus de Natal; outros dizem que remonta à tradição eclesiástica de partir a caixa das esmolas no dia a seguir ao Natal; outros ainda, que era o dia, a seguir ao Natal, em que se colocavam, em caixas, roupas, comida, dinheiro, para serem distribuídos pelos pobres.

Seja pelo que for, a jornada futebolística do boxing day é um dia feliz para ingleses, um enorme prazer, um dia de paixão – os espectadores acorrem em massa aos estádios, levam a família, bebem, cantam, põem barretes vermelhos de Pai Natal, sentem-se gloriosos.

E quem ganhou ou perdeu, não é certamente o mais importante.

Resultados dos jogos de hoje:

Chelsea  1-1  Fulham  
Bolton  0-2  Newcastle   
Liverpool  1-1  Blackburn  
Man. United  5-0  Wigan Athletic  
Sunderland  1-1  Everton  
West Bromwich  0-0  Man. City.
Stoke City 0-0 Aston Villa

Amanhã há mais!

2.

Pedro Passos Coelho, na sua mensagem de Natal, entre outras coisas, falou de confiança.

Há razões para olhar de frente o futuro com esperança, que os portugueses têm sido corajosos e que o seu esforço vai valer a pena.

Aproveitemos esta quadra natalícia para recobrar o fôlego para as grandes tarefas que nos aguardam.

Saber de palavras como estas perturbam-me até ao limar do vómito.

3.

O Governo vai compensar as empresas de transportes pelo adiamento de Janeiro para Fevereiro da entrada em vigor dos aumentos dos preços dos passes e dos bilhetes.

3.

O número de beneficiários do subsídio de desemprego aumentou mais de cinco por cento em Novembro em relação ao mês anterior, chegando a 307.969 pessoas em Novembro, o valor mais elevado do ano, segundo dados divulgados pela Segurança Social.

4.
O Ministério da Agricultura tem uma frota de cerca de 4.000 automóveis, destinados a representação e de uso pessoal, o que, contas por alto, dá, para os 10.500 funcionários do ministério, um carro por cada 2,5 funcionários.

Sem comentários: