sábado, 24 de dezembro de 2011

OLHAR AS CAPAS


O Presépio Barroco Português
Arnaldo Pinto Cardoso
Fotografias: Massimo Listri
Design: Franco Maria Ricci
Bertrand Editora, Lisboa, Novembro 2003

Afirmação pletórica dos conceitos artísticos de uma época (século XVII-XVIII), os presépios barrocos eram orientados a emocionar as pessoas que com eles passavam a “conviver” numa contemplação festiva. Eles deviam alimentar o êxtase, proporcionar o arrebatamento do sentido da vista mediante a plasticidade das figuras, a assimetria dos espaços, a profusão das cenas, o cromatismo dos diversos elementos.
Os mestres da rate barroca não buscavam a beleza em si, para se recrearem com ela, mas sobretudo tinham como objectivo impressionar a imaginação e o coração das pessoas que na plateia conventual ou familiar se movimentavam. Estas, como espectadoras activas e interpeladas existencialmente, deveriam sentir a mensagem. De acordo com esta ideia o presépio tornava-se um momento vital, um sermão estentórico, um apelo moral, mediante a representação de cenas da história e da vida, e para além delas.

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