sábado, 20 de outubro de 2018

SARAMAGUEANDO


«O viajante tem um gosto, provavelmente considerado mórbido por gente que se gabe de normal e habitual, e que é, dando-lhe a gana ou a disposição de espírito, ir visitar os cemitérios, apreciar a encenação mortuária das memórias, estátuas, lápides e outras comemorações e de tudo isto tirar a conclusão de que o homem é vaidoso mesmo quando já não tem nenhuma razão para continuar a sê-lo.»

José Saramago em Viagem a Portugal 

No dia 15 de Junho de 1981, José Saramago esteve presente na Informação-2 da RTP para falar de Viagem a Portugal.

No dia seguinte, Mário Castrim escrevia no seu Canal da Crítica do Diário de Lisboa:

«Raramente a arte de escrever voou tão alto.»

E ainda a procissão não tinha saído do adro da igreja, caro Mário Castrim.

Sim, Viagem a Portugal é um livro notável.

Não é ensaio, não é roteiro, não é guia turístico.

O que é?

O amor por uma país, por um povo, aquilo que somos, «é uma história.»

Cheiros de hortelã, praias que ainda não foram destruídas, um sorriso que não se vê há muito tempo, ou aquele sábio do Oriente que disse: «Não descrevas lugares por onde passou muita gente. Alguém o fez já e melhor do que tu.»

Os lugares mais longe são os que ficam dentro de nós. Não os conhecemos nunca.

Por via da máquina de divulgação que o Círculo de Leitores possuía,  - a 1.ª edição de Viagem de Portugal teve a tiragem de 30.000 exemplares! – o nome de
José Saramago rasga outros horizontes, passa a ser conhecido por outras gentes e de tudo isso ressalta a qualidade literária do texto, profusamente ilustrado.

Entre Outubro de 1979 e Julho de 1980, José Saramago percorreu o país a convite e expensas do Círculo de Leitores, que comemorava o décimo aniversário da sua implantação em Portugal.

«O viajante viajou no seu país. Isto significa que viajou por dentro de si mesmo.»

Mas…

«A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o viajante se sentou na areia da praia e disse: «Não há mais que ver», sabia que não era assim. O fim duma viagem é apenas o começo doutra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite com Sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem, O viajante volta já.»

Quando a Caminho publicou Viagem a Portugal sem as fotografais que constituem a edição do Círculo de leitores, Saramago, disse, escreveu algures,  ficou feliz. 

O livro tomava o tamanho de todos os seus restantes livros, os tais livros de capa amarela.

Saramago murmurando: «Toda a viagem é imaginária porque toda a viagem é memória», ou «A felicidade, fique o leitor sabendo, tem muitos rostos. Viajar é, provavelmente, um deles. Entregue as suas flores a quem saiba cuidar delas, e comece. Ou recomece. Nenhuma viagem é definitiva.»

Ou o Sr. Àlvaro Campos, um cigarro entre os dedos a dizer-nos:

«Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir.
Sentir tudo de todas as maneiras.
Sentir tudo excessivamente,
Porque todas as coisas são, em verdade, excessivas
E toda a realidade é um excesso, uma violência,
Uma alucinação extraordinariamente nítida
Que vivemos todos em comum com a fúria das almas,
O centro para onde tendem as estranhas forças centrífugas
Que são as psiques humanas no seu acordo de sentidos.»
 

Legenda: capa de  Viagem a Portugal publicado pela Porto Editora. A caligrafia da capa é da autoria de Maria Alzira Seixo.

Sem comentários: