quinta-feira, 25 de outubro de 2018

LEITURAS


O Diário Volúvel de Enrique Vila Matas está aqui na casa desde Junho de 2013 e navega sempre nas margens da entrada para as Leituras.

Escreveu Jorge Marmelo:

«Para os devidos efeitos declaro que fumo, bebo e sou viciado em Enrique Vilas-Matas, o escritor catalão. Sinto tremuras assim que tomo conhecimento da publicação de alguma coisa que ele tenha escrito. Tento resistir, mas acabo sempre por ir furtivamente até alguma livraria a fim de adquirir a minha dose. Perguntam-me se "é para oferta" e eu tenho vontade de responder o mais sinceramente que posso.»

Diário Volúvel chega agora ás Leituras.

Histórias quotidianas deste catalão e de outros que ele entende, por bem, visitar e colocar em destaque. Gosta de Portugal que, em boa e excelente parte lhe foi dado a conhecer pelo editor Manuel Hermínio Monteiro, não poderia ter encontrado melhor cicerone, tem um romance a que chamou Estranha Forma de Vida que é um fado de Amália Rodrigues.

«Despedimo-nos todos os dias de alguém que nunca mais voltaremos a ver. Como estamos sempre a despedir-nos perigosamente, há tardes em que me despeço de toda a gente e, quando fico só, decido retardar o meu regresso a casa para evitar que me ocorra o que aconteceu a uma amiga que se despediu e nunca mais a voltámos a ver.»

Diário Volúvel substitui nas leituras a Correspondência trocada entre António José saraiva e Óscar Lopes e tem uma tradução competente de Jorge Fallorca.

Sem comentários: