sábado, 20 de outubro de 2018

PARA APURAMENTO DAS SUAS RESPONSABILIDADES


25 de Fevereiro de 1970

Eis como a Direcção Geral de Segurança, novo avatar da PIDE, explica, com o confucionismo habitual, a prisão do Zenha! Vale a pena arquivar esta parte da nota para sorrirmos no futuro do que tanto agora nos indigna (além do mais dista-se da primeira prisão com alarde do tempo do Marcelo).
«Simultaneamente com a distribuição dos panfletos pretende a Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa efectuar, na quarta-feira 18, um colóquio subordinado ao tema “Política Colonial”, também com o anunciado propósito de apoio ao terrorismo, colóquio que foi proibido pela autoridade competente.
Como figura principal deste colóquio destacava-se o advogado Francisco Salgado Zenha, que, apesar da proibição na Faculdade de Direito, se dirigiu para a cantina da Cidade Universitária para o realizar, em desobediência às ordens da PSP e resolvendo, depois, adiá-lo para quinta, 19, às 17 horas.
Perante a atitude tomada por aquele advogado foi o mesmo detido para apuramento das suas responsabilidades quanto à acusação de desobediência à autoridade e de participação em acção colectiva destinada a excitar a opinião pública no sentido de promover a separação das parcelas do território português da Mãe-Pátria.»
Tudo isto, misturado, no resto da nota, com grupos marxistas-leninistas para complicar.


José Gomes Ferreira em Dias Comuns Volume IX

Legenda: Francisco Salgado Zenha

Sem comentários: