quinta-feira, 18 de outubro de 2018

PERTO DE PROVAR O CONTRÁRIO


Carta de António José Saraiva, 4 de Fevereiro de 1988, para Óscar Lopes.

A nossa História da Literatura nasceu do encontro de duas subjectividades que em dado momento se encontravam próximas e que estavam por definir em muitos pontos, nomeadamente nesse da qualidade/quantidade. Foi um acontecimento intersubjectivo. Eu e Tu não são substituíveis, o acontecimento não se pode reiterar. Nesta perspectiva é um acontecimento único. Mas em dado momento foste tu quem prosseguiu para a frente (com a literatura moderna) e a intersubjectiva cessou. De resto a tua opção quantitativista é a do discurso mais comum, mais comunicável e por isso mais produtivo. Eu fiquei isolado e com uma dificuldade cada vez maior de me exprimir. Do ponto de vista quantitativo tu é que tens produzido a maior parte do trabalho, e eu tenho aproveitado injustamente da nossa associação, isto é da nossa firma, entidade objectiva que já está longe da experiência intersubjectiva que deu origem ao livro na nossa longínqua juventude.
Devo acrescentar que estou com a capacidade de trabalho muito diminuída e que ponho à frente de qualquer outro o meu livro sobre a geração de 70, que gostaria de acabar antes de acabar a vida. A solução honesta seria tu fazeres só com o teu nome o 2º volume (depois da Geração de 70) e eu esforçar-me na medida das minhas forças, por reeditar o 1º . Foi uma experiência talvez única de intersubjectividade e valeria a pena tentar continuá-la. Mas é possível? A Alma e o Mundo são incompatíveis: há muito tempo que se sabe isso, mas nós estivemos perto de provar o contrário.


Legenda: capa da 3ª edição História da Literatura Portuguesa.

Sem comentários: