quarta-feira, 9 de setembro de 2020

CADA ILHA É UM LABIRINTO SEM SAÍDA


Quando morreu Herberto Helder, houve quem pensasse que dariam o seu nome ao aeroporto da Madeira, a ilha onde o poeta nasceu. Mas não. Deram-lhe o nome de Cristiano Ronaldo. Mais uma vez, a poesia do futebol ganhou à poesia pura e dura.

Claudio Hochman em Ilhas

3 comentários:

Seve disse...

"Quando morreu Herberto Helder, houve quem pensasse que dariam o seu nome ao aeroporto da Madeira, a ilha onde o poeta nasceu."

Mas quem é que pensou tal coisa?

Oh Sammy desculpe a minha crueldade mas, apesar de também eu gostar de sonhar, às vezes temos que assentar mesmo os pés no chão.

Luis Eme disse...

A realidade é diferente da poesia, e ainda bem, Sammy.

O Cristiano Ronaldo deve ter adorado a ideia de ser nome de aeroporto, algo que tenho a certeza que Herberto detestaria...

Sammy, o paquete disse...

Caro Seve: Não sei se muitas, mas basta uma ter pensado para que o registo aconteça.
Achei piada.
Isto tem uma involvência: durante uns dias estamos a cuidar de parte dos meus netos, eles são cinco, os da minha filha são três.
O raio da idade deu-me para me esquecer de levar um livro. Socorri-me da biblioteca da minha filha onde encontrei «Ilhas» Um livro graficamente muito bonito e os textos serão tisanas ou greguerias, o que quisermos que sejam.

O autor é um argentino, em Portugal desde 1997, encenador e docente de Teatro, onde a minha filha andou durante uns 3/4 anos mas que teve de abandonar por novas responsabilidades profissionais.
Claudio terá pensado que é um disparate o aeroporto do Funchal chamar-se Cristiano Ronaldo em vez de Herberto Helder e delareou-o.
E, provavelmente, caro Luís, Claudio desconhece que Herberto Helder era um poeta com uns muito maus fígados, sempre à beira de uma ataque de nervos quando lhe vinham com essas «homenagens»