segunda-feira, 12 de outubro de 2020

TIRADAS

Esta "Tirada"  é sobre W.A. e as suas fobias.

 Confesso que, embora longe de ser um "animal social",  problemas destes nunca os tive, desde que a bebida fosse boa e estivesse bem à mão de semear...

 "... foi dado um almoço no Toots Shor para homenagear os escritores e eu consegui chegar à porta, mas não entrar, fobia com a qual me debato até este dia - a fobia de entrar. Certa vez , fiquei sentado no exterior da encantadora casa de Sidney Lumet, na Lexington Avenue, enquanto todos os convidados chegavam para jantar; devia estar entre eles, mas não conseguia entrar; fiquei sentado, tentei ganhar coragem, vi aqueles de quem gostava e que gostavam de mim, Bob Fosse, Milos Forman, Paddy Chaefsky - mas não consegui entrar.

Quando tinha de ir a algum evento assegurava-me de que era o primeiro a chegar, porque, assim, talvez conseguisse entrar."

 (Págs. 119 e 120)

 " Já agora, anos mais tarde fui convidado para uma festa muito concorrida em casa do Sidney Lumet e, de alguma forma, consegui entrar; estava sentado num sofá que ficava de costas para uma parede envidraçada. O desvario social, como lhe chama Satchel Paige, estava a tornar-se demasiado para mim e, quando uma famosa cantora foi incitada a atuar, fiquei ultra-irrequieto. Enquanto alguém se sentava ao piano e começava a tocar uma canção com que a associavam, eu mais nada desejava no mundo do que desandar dali para fora. Porquê? Quem sabe ? Tudo o que sei é que tinha afrontamentos que me paralisavam de desconforto. O problema é que estava bastante longe da porta e não consegui abrir caminho graciosamente entre as pessoas, para me esgueirar dali, pois a convidada já iniciara o seu número. Não queria que me acusassem de ser grosseiro. Depois ocorreu-me: a janela mesmo atrás de mim estava meio aberta. Lumet residia numa vivenda e estávamos num piso térreo. A atenção de todos estava fixa no piano. Eu estava atrás dos foliões extasiados e, com alguma coreografia, poderia esgueirar-me pela janela e sair para a Ninety-First Street - quem é que se aperceberia? Rapidamente, abri um pouco mais a janela para poder sair. Só não queria que alguém se virasse para trás e me apanhasse a meio da fuga. Silenciosamente, iniciei a minha saída. A cantora cantou e eu deslizei - uma perna de cada vez para ser preciso. De repente, ocorreu-me que, se fosse visto pelas pessoas lá fora, a sair de uma janela, poderia parecer um ladrão. E se, Deus me livre, um polícia novato me visse e disparasse na minha direção? O pânico instalou-se e eu voltei para o interior, e regressei ao sofá. Fiquei sentado durante toda a canção, partindo quando todos o fizeram. Mas já está a ver o quanto a psicanálise me estava a ajudar. Embora eu só tivesse uns vinte e três anos dela quando fiz isto."

(Págs. 120 e 121)

Woody Allen em A Propósito de Nada

 Colaboração de Luís Miguel Mira

Sem comentários: