quarta-feira, 7 de outubro de 2020

TIRADAS

Esta é sobre W.A. e o drama do seu primeiro casamento.

 Garanto-vos que qualquer comparação entre isto e uma normal vida de casado é pura coincidência...

"Os pais de Harlene nunce deviam ter permitido que a filha casasse comigo. É verdade, estava a revelar-me uma promessa no meu campo, mas não a mostrar-me uma grande promessa como pessoa. Continuava estúpido (tal como conduzir - é algo que nunca se perde), incivilizado, neurótico, completamente impreparado para o casamento, uma confusão emocional que se aproveitava, desde os dezasseis anos, daquilo a que Noël Coward chamou "um talento para divertir".

Quando Harlene veio ter comigo e nos casámos, as palavras "aceito" soaram como se tivessem sido pronunciadas numa câmara de eco cavernoso, como os lábios de Orson Welles a dizer "Rosebud". Decorreu, contudo, na sala de estar de um qualquer rabino (uma cedência aos pais dela) , comigo a imaginar a porta de um jazigo a fechar-se sobre a minha vida."

(Pág. 108)

"Eu era rabugento, infeliz, desagradável para os pais dela, que eram muitíssimo simpáticos, sem qualquer outro motivo para além de ser um porco desagradável. Não suportava os amigos da minha mulher. Enervava-a com a minha infelicidade constante e carruncuda. Comecei a sentir náuseas frequentemente, em geral a meio da noite. Atribui-as a uma doença fatal ou aos cozinhados dela, mas os meus primeiros exames físicos revelaram que estava de boa saúde e as náuseas a meio da noite instalavam-se mesmo quando comíamos fora. Recordo-me como tudo era precário. Às três da manhã levantava-me com uns enjoos insuportáveis. Ligávamos para os serviços de urgência , que enviavam um daqueles médicos freelancer anónimos que estavam de serviço toda a noite. Um estranho chega. Injeta-me. As náuseas passam. Eu durmo. Esta sequência ocorria frequentemente. Só quando comecei a fazer psicanálise, como último recurso para a minha infindável infelicidade, é que as causas foram diagnosticadas como psicológicas e, pouco tempo depois de ter começado a análise, fiquei completamente curado destes ataques. Mesmo que a psicanálise de sofá nada fizesse por mim senão isso (e não fez), ainda assim teria valido a pena."

(Pág. 110 e 111)

Woody Allen em A Propósito de Nada

Colaboração de Luís Miguel Mira

Sem comentários: