sexta-feira, 9 de outubro de 2020

SALAS DE CINEMA DE OUTROS TEMPOS – CINE PAYRET – HAVANA, CUBA

Para não me acusarem de privilegiar a América, irei dar-vos a conhecer, também, algumas Salas de Cinema de Cuba.

Textos muito curtos, necessariamente, porque a informação disponível acerca dessas salas é não só reduzida como, por vezes, contraditória...

Começarei por este Cine Payret que, embora longe de ser o mais bonito visto do exterior, me parece ser o historicamente mais relevante.

Com efeito, parece ter sido este o local da primeira projeção pública de um filme em Cuba, corria o ano de 1897.

E foi, igualmente, com a “Túnica”, em 1953, a primeira Sala de Cinema a passar um filme em “Cinemascope” em toda a América Latina.

Mas vamos por partes…

Situa-se em Havana, no nº 503 do Paseo Marti Prado, quase defronte do Capitólio.

Foi inaugurado em 21 de Janeiro de 1877, com o nome de Teatro de La Paz, tendo por proprietário um catalão, Joaquin Payret.

Ao longo de muitas décadas teve o azar de ter sofrido três incêndios, o que levou as gentes a acreditar que estaria enfeitiçado.

Nas sucessivas reconstruções passou por vários nomes como, por exemplo, “Coliseo Rojo”.

Em 1951 foi alvo de uma completa remodelação, em estilo moderno, e reabriu em 1952 com o nome de Cine Payret, com um ecrã grande e lugar para quase 2.000 pessoas, tornando-se o maior cinema de Havana.

Durante os últimos anos a programação foi variando, mas era o Cinema onde passaram alguns dos “blockbusters” americanos.

Albergou também, durante muitos anos, o “Havana Film Festival”.

Encontra-se encerrado desde 2008, mas consta que o edifício será transformado em hotel e que manterá em funcionamento a Sala de Cinema.


Texto e fotografia de Luís Miguel Mira

Sem comentários: