segunda-feira, 5 de outubro de 2020

TIRADAS

Esta tirada é sobre W.A face aos imprevistos...

Não vos enviarei muitas destas e, felizmente, no livro também não abundam...

 Mas macacos me mordam se não é uma cena acabadinha de sair de um dos seus filmes...!

 A segunda mulher de W.A., a atriz e candidata a cantora Louise Lasse,  era extremamente inconstante em tudo, e facilmente passava da extrema euforia para a profunda depressão. E vice-versa.

 No sexo, também...!

"Em relação à sensualidade irei dar apenas um exemplo, porque é embaraçoso. A ponta do iceberg. Estamos sentados num restaurante, tendo feito os nossos pedidos. Estou a aguardar ansiosamente pela minha suculenta entrada Nova Scotia. Ela é subitamente tomada pela luxúria. Nada fiz para o provocar, para além de ser, como habitualmente, carinhoso, divertido, efusivo. "Anda", diz ela, levantando-se.

"Onde?", pergunto eu , salivando perante a eminente chegada de um prato de salmão fumado. "Apetece-me fazer amor", diz ela. "Mas eu pedi a minha entrada", queixo-me. "Vamos", diz ela,  querendo aquilo que quer quando quer. "Onde?", guincho, sendo puxado e arrastado para a porta. "Voltamos já", diz ela ao empregado. "Mas onde vamos?", pergunto. "Vi uma viela ao virar da esquina", diz ela. "Mas estamos na baixa de Nova Iorque", digo eu, "estamos na Fifty-Four, entre a Broadway e a Seventh. Toda a cidade se estende á nossa frente". "É um espaço pequeno e escuro", diz ela, "descendo uns degraus, está negro como breu, ninguém nos vai ver".

Agora, sendo arrastado através de um emaranhado de caixotes do lixo, sou empurrado para um espaço exterior escuro e reservado na baixa de Manhattan. À nossa volta transito e peões praticamente visíveis. Por fim, a luxuria vence o salmão fumado e eu sucumbo. Fazemos amor e, pouco depois, estou sentado em frente a minha entrada, um sorriso beatifico no rosto, o rosto dela rubicundo de realização. Mulheres assim não crescem nas árvores".  

(pág. 149 e 150)

Woody Allen em A Propósito de Nada

Colaboração de Luís Miguel Mira

Sem comentários: