quinta-feira, 5 de novembro de 2020

... E OS DIAS DIMINUEM


Imaginarias que, num qualquer tempo, seria um governo, daqui ou dacolá, que iria decidir como, e com quem, passarias o teu Natal?

 Primeiro foi o presidente da República: «as pessoas têm de repensar como é que se vão organizar no Natal», agora o primeiro-ministro deixou conselho idêntico: «as famílias, provavelmente, terão de se organizar em grupos mais pequenos do que o habitual».

1.

Há outros doentes para além dos da Covid-19?

A pergunta é mesmo parva, mas até setembro, já foram canceladas 96 mil operações devido à pandemia. No entanto o número pode crescer até às 152 mil cirurgias por realizar em comparação com o ano passado.

2.

Não se sabe o dia em que os Estados Unidos ficarão a conhecer o nome do próximo inquilino da Casa Branca.

Joe Biden é o candidato com mais votos de sempre na história do país: 72 milhões de votos, tendo batido o recorde de Barack Obama que, em 2008, obteve 69,4 milhões de votos.  

Donald Trump, até ao momento, conquistou mais de 68,6 milhões de votos, tendo ultrapassado os seus resultados em 2016, que se cifraram em quase 63 milhões de eleitores.

É mesmo possível que um dia os americanos tenham pisado a Lua e, ao mesmo tempo, possuam um sistema eleitoral tão primitivo que não lhes permita dar a presidência a quem tenha mais votos?

3.

Dir-se-ia que o destino é mesmo um tipo sem qualquer ponta de moral.

A morte da juíza Ruth Bader Ginsburg, no dia 18 de Setembro, aos  87 anos, uma voz progressista no Supremo Tribunal norte- americano, permitiu  a Donald Trump ter escolhido Amy Coney Barrett,a uma semana das eleições presidenciais, para substituir Ginsburg  — por 52 votos contra 48.

Amy Barrett, 48 anos, é uma católica ultraconservadora, antiga líder pastoral das mulheres da seita People of Praise, é contra a imigração, o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, é a favor do uso de porte de armas.

Ruth Bader Ginsburg percorria já os degraus do seu tempo entre nós, mas o tal destino poderia ter esperado mais uns dias até à possibilidade de existir um novo presidente.

E serão os tribunais a decidir quem é o novo presidente?

4.

 A pandemia já fez desaparecer 83 mil empregos. Metade é emprego jovem.

5.

Há dias soubemos que o constitucionalista Bacelar Gouveia está a ser investigado por suspeitas de facilitar, a troco de contrapartidas, a atribuição de doutoramentos a alunos de alguns países africanos de língua oficial portuguesa.

E que um homem foi detido pela PSP  por suspeitas de assaltar idosos no Grande Porto. O suspeito far-se-ia passar por um técnico de uma operadora televisiva que havia sido chamado para uma avaria. Assim conseguia entrar na casa das pessoas para roubar peças em ouro e prata.

Hoje ficámos a saber que o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira e o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba estão a ser investigados num processo que visa indícios de tráfico de influências e de corrupção, entre outros crimes económicos.

6.

São de angústia os nossos dias pandémicos.

Vamos ter recolher obrigatório?

É a angústia pior que o medo?

Sem comentários: