sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

A MINHA MÃE


Tenho saudades do pão de minha mãe,

do café de minha mãe…

das carícias de minha mãe…

e a minha infância cresceu,

dia após dia,

e amo a vida, porque,

se eu morresse,

teria vergonha

das lágrimas de minha mãe!

 

Faz de mim, se eu um dia voltar,

uma umbela para as tuas pálpebras.

Cobre os meus ossos com essa erva

baptizada pelos teus pés inocentes.

Prende-me

com uma mecha dos teus cabelos,

um fio da orla do teu vestido…

talvez um deus,

se tocar o teu coração!

 

Se eu voltar, mete-me

acha, na tua lareira.

E pendura-me,

corda de roupa, no terraço da tua casa.

Não me sinto seguro

sem a tua prece matinal.

Envelheci. Traz as estrelas da infância

a partilharei com os filhos das aves

o caminho do regresso…

ao ninho onde esperas.


Mahmoud Darwich 

Legenda: pintura de Ismail Shamout 

Sem comentários: