quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

LAWRENCE FERLINGHETTI (1919-1921)


No dia 22 de Fevereiro, vítima de doença pulmonar intersticial, morreu  Lawrence Ferlinghetti morreu anteontem em São Francisco onde vivia- à noite na sua casa em São Francisco.

Faria 102 anos no próximo dia 24 de Março que é celebrado como Dia Lawrence Ferlingheti.

Poeta, escritor, crítico de arte, tradutor, artista plástico, fundou a Livraria City Lights Pocket Book Shop. 

Preso e julgado por obscenidade por ter publicado Uivo — Howl and Other Poems, 1956 —, de Allen Ginsberg, Ferlinghetti acabou  absolvido e o poema tornou-se um bestseller internacional. O livro tinha sido impresso em Londres, enviado para os Estados Unidos e apreendido assim que chegou às livrarias. 

José Palla e Carmo que selecionou e traduziu Como Eu Costumava Dizer, escreveu uma breve nota sobre o autor para o livro que as Publicações Dom Quixote, na excelente Colecção Cadernos de Poesia, publicou em Janeiro de 1972:

«Os poemas reunidos nesta antologia foram colhidos nos volumes de poesia referidos, devendo notar-se que «Estou à Espera», «Autobiografia» e «Cão» se integram numa secção de A Coney Island of the Mind (título que pode traduzir-se por Uma Feira Popular do Espírito) intitulada «Oral Messages», que o autor faz proceder de uma advertência: «Estes poemas foram concebidos especificamente para serem acompanhados por jazz e, como tal, devem ser considerados mais como “mensagens orais” pronunciadas espontaneamente do que como poemas escritos com vista à página impressa. Da sua contínua recitação com acompanhamento de jazz resulta que eles ainda se encontram num estado de mutação.»

«Como eu costumava dizer, o amor é mais difícil de nascer nos mais idosos. Porque já percorreramos mesmos velhos trilhos muitas vezes.»

Sem comentários: