quinta-feira, 12 de outubro de 2023

OLHAR AS CAPAS


 A Vida Difícil

Italo Calvino

Tradução: Fernanda Branco

Capa: Sebastião Rodrigues

Biblioteca Arcádia de Bolso – Secção VI – Ficção – nº 1

Editora Arcádia, Lisboa, 1962

Vim estabelecer-me nesta cidade numa altura em que absolutamente nada me importava. «Estabelecer» talvez nem seja a expressão correcta. Não acalentava qualquer desejo de estabilidade; pretendia apenas que à minha volta tudo continuasse fluido e provisório, pois que só deste modo me parecia possível salvaguardar uma certa estabilidade interior, cuja substância não saberia contudo explicar. Por isso quando, graças a uma série de recomendações, me foi proposto o lugar de redactor do periódico A Purificação, vim para esta cidade procurar alojamento.

Para quem acaba de desembarcar dum comboio é inevitável que toda a cidade tenha o aspecto duma gare: por mais que se ande, deparam-se ruas cada vez mais esquálidas, ladeadas de oficinas, escritórios de despachantes, cafés com balcões forrados a zinco, camiões que despejam na cara de quem passa uma fumara fétida, e muda-se a mala constantemente de mãos, sentindo-as incharem, suadas; sente-se o nervoso e a roupa interior colada à pele, enquanto todas as coisas que se avistam parecem sem relação umas com as outras, isoladas e móveis.

Sem comentários: