sexta-feira, 13 de outubro de 2023

OLHAR AS CAPAS


 Angústia

Graciliano Ramos

Capa: Santa Rosa

Livraria José Olímpio Editora, S. Paulo, 1947

Vivo agitado, cheio de terrores, uma tremura nas mãos, que emagreceram. As mãos já não são as minhas: são mãos de velho, fracas e inúteis. As escoriações das palmas cicatrizaram.

Impossível trabalhar, Dão-me um ofício, um relatório, para dactilografar, na repartição. Até dez linhas vou bem. Daí em diante a cara balofa de Julião Tavares aparece em cima do original, e os meus dedos encontram no teclado uma resistência mole de carne gorda. E lá vem o erro. Tento vencer a obsessão, capricho em não usar a borracha. Concluo o trabalho, mas resma de papel fica muito reduzida.

À noite fecho as portas, sento-me à mesa da sala de jantar, a munheca emperrada, o pensamento vadio longe do artigo que me pediram para o jornal.

Sem comentários: