segunda-feira, 2 de agosto de 2010

NOTAS DE ESCRITA


Exemplar do nº 44, da revista “Ler”, referente ao Inverno de 1998, e editada pelo “Círculo de Leitores”.

Este número da “Ler” contém as notas de escrita que José Saramago utilizará na escrita de “O Ano da Morte de Ricardo Reis”.


Para escrever “O Ano da Morte de Ricardo Reis", José Saramago, serviu-se de uma agenda de 1983, adaptada para o ano de 1936, e nela apontou os acontecimentos políticos, sociais e todo o “fait-divers” da época. Trata-se de um documento importantíssimo, que mostra o minucioso método de trabalho da sua escrita.


Estes documentos foram doados por José Saramago à Biblioteca Nacional.


“A abertura do livro (primeiro capítulo) decorre entre o momento da entrada da barra e a leitura dos jornais no quarto do Hotel Bragança, enquanto a chuva cai sobre a cidade. Caberá aqui, por ordem cronológica, a partida de RR para o Brasil, os dezasseis anos já passados, a revolução comunista ali, a notícia da morte de FP, a decisão de regressar, o regresso, as imagens do rio e da cidade, o hotel, a chuva, a melancolia.
Importante: os elementos da atmosfera do “Livro do Desassossego”, e também as informações concretas: o empedrado das ruas, as carroças do lixo, a inconfundível cor (cinzenta? Parda?) da Rua dos Douradores, os caixeiros, os restaurantes, ou casas de pasto. O Café Royal ficava ao pé do Hotel Bragança, onde hoje está um banco. Pelo tempo que viver, será o café de RR.
Que tipo de homem é RR? Fisicamente, aceite-se o que FP diz dele. E o resto? É “fino”? “aristocrata”? simples? requintado de gostos e maneiras? dado? discreto? convivente? Reservado?”

Sem comentários: