segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SEM RIVAL


Esta é a Ginjinha Sem Rival de J. Manuel L. Lima, situada na rua das Portas de Santo Antão, que ainda conheci como Rua Eugénio dos Santos.
O número de porta é o 7 e está quase ao lado desse must da cidade que dá pelo nome de Gambrinus.
Noutros tempos, a malta da rua descia à baixa, e paragem obrigatória era na Sem Rival.
Num acto de perfeita javardice, bebíamos o liquido à entrada da porta o copo e iniciava-se o campeonato para ver quem mandava o caroço da ginja mais longe.
 Quem perdia pagava a rodada.
A fotografia é recente e, como podem ver, no lado esquerdo, está um caixote para que aí sejam colocados os horrorosos copinhos de plástico em que  a mixórdia, nos dias de hoje, é vendida.
Já que estamos em maré de ginjas, e como isto anda tudo desligado, cabe referir que no seu excelente livro À Mesa com a História, Manuel Guimarães, conta que a D. Maria, a célebre governanta do ditador de Santa Coma, fazia uma saborosíssima ginja caseira. Os frutos eram comprados no auge da sua gostosura e as garrafas pousavam obrigatoriamente dois anos.
Manuel Guimarães conta que Salazar, embora não apreciasse a bebida por aí além, provava-a em homenagem à sua excelsa governanta.
Conta ainda Manuel Guimarães que, embora não gostasse de ginja, Salazar tirava o chapéu ao Vinho do Porto. Assim se pode ler:
O padre Carneiro Mesquita era proprietário na zona do Douro e produtor de Vinho do Porto de muito boa qualidade. Foi ele quem iniciou Salazar nas subtilezas do preciosos néctar que se gabava, muito justamente, aliás, de dominar na perfeição.
Salazar mantinha uma curiosa relação com o Vinho do Porto que muito apreciava. Usava-o em lugar de água, durante os discursos, para molhar a palavra. A garrafa do preciosos líquido era confiada ao Chauffeur do presidente, que a fazia chegar à mesa da conferência, recolhendo-a no final, a rogo de D. Maria, que no regresso a S. Bento a reclamava de imediato, sem nada querer saber dos sucessos da palavra do amo e senhor que gostosa e fielmente serviu, durante toda a sua vida.

1 comentário:

Miguel disse...

Boa...!

Da próxima vez vamos ao Pirata, da Praça dos Restauradores...

E depois aos Pasteis de Belém...

E depois...

Um abraço e obrigado pela companhia!

Miguel