sábado, 18 de julho de 2015

CRIANDO SILÊNCIO


Patti – disse-me ele -, estou a morrer. É tão doloroso.
Olhou para mim, com aquele olhar de amor e de reprimenda. O meu amor por ele não poderia salvá-lo. O amor dele pela vida não poderia salvá-lo. Era a primeira vez que eu sabia que ele iria morrer deveras. Estava a sofrer um tormento físico que nenhum homem deveria ter de suportar. Olhou-me com um tão penetrante ar de indulgência que eu não o aguentei e desatei a chorar. Ele repreendeu-me por isso, mas abraçou-se a mim. Tentei animar-me, mas já era demasiado tarde. Eu nada mais tinha para lhe oferecer a não ser amor. Ajudei-o a sentar-se no sofá. Felizmente não tossiu, e adormeceu com a cabeça encostada ao meu ombro.
A luz entrava pelas janelas e pousava nas fotografias dele e no poema que éramos nós sentados perto um do outro uma última vez. O Robert a morrer: criando silêncio. Eu, destinada a viver, ouvindo atentamente um silêncio que demoraria uma vida inteira a exprimir.

Patti Smith em ApenasMiúdos

Sem comentários: