domingo, 12 de julho de 2015

OS IDOS DE JULHO DE 1975


12 de Julho de 1975

É PROCLAMADA a independência de São Tomé e Príncipe que passará a chamar-se  República Democrática de São Tomé e Príncipe.
Devido à demissão dos ministros do PS do governo, Vasco Gonçalves não pôde deslocar-se ao novo país, sendo a reprentação portuguesa chefiada  pelo Almirante Rosa Coutinho.
Manuel Pinto da Costa, secretário-geral do MLSTP, é o primeiro presidente do país.

MÀRIO SOARES dá uma conferência de imprensa, na qual, para além de renovar as acusações já anteriormente formuladas, atacou violentamente a maneira como o M.F.A. está a conduzir o processo democrático em Portugal, chegando ao ponto de afirmar que nós ainda hoje estamos para saber, como é que as pessoas que compõem a Assembleia do M.F.A. foram elas próprias escolhidas e por que formas democráticas é que foram escolhidas.


Esta legitimidade também é contestada, em comunicado, pelo C.D.S.
Por sua vez Emídio Guerreiro, secretário-geral do P.P.D. foi recebido, em Belém, pelo Presidente da República, onde foram analisados diversos aspectos da actual situação política e enumerou diversas medidas concretas de que depende a permanência do P.P.D. no Governo.
O Expresso revela um axtracto da carta, datada de 10 de Julho, que Mário Soares enviou a Costa Gomes:


A páginas 206 de Portugal Depois de Abril, encontramos esta ideia:
Visto à distância, o caso «República» é a grande oportunidade do PS, que de facto não quer o jornal mas sim a crise
Do Apontamento de José Saramago no Diário de Notícias;
Quando o M.F.A. falava de socialismo e o P.S. de socialismo falava, já havia quem então soubesse que não se tratava do mesmo. Para aqueles que não sabiam fazer a distinção, o menor perigo ainda seria votar na palavra. Foi o que se fex – com os resultados que estão à vista.


Fontes:
- Acervo pessoal;
Os Dias Loucos do PREC de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira.
- Os Apontamentos de José Saramago
- Portugal Depois de Abril de Aveleino Rodrigues, Cesário Borga, Mário Cardoso

Sem comentários: