quinta-feira, 24 de novembro de 2022

QUANDO O FUTEBOL SE TRANSFORMA NUMA ENORME VERGONHA!


O Mundial foi atribuído ao Catar, uma monarquia arcaica e repressiva, através de processos de alta corrupção que já deram origem a diversos processos judiciais.

Acresce a carta que Gianni Infantino, presidente da FIFA, enviou às selecções que estão a disputar o campeonato um comunicado, e onde se pode ler:

«Com o Campeonato do Mundo à porta e o jogo de abertura marcado para daqui a cerca de duas semanas, a FIFA pretende que as seleções participantes se concentrem em assuntos do futebol e não em polémicas relacionadas com a realização da prova no Catar.

Não deixem que o futebol seja arrastado para todas as batalhas políticas e ideológicas que existem.

Por favor, vamos agora concentrar-nos no futebol.»

Desde que o Mundial foi atribuído ao Catar, sucederam-se as polémicas relacionadas com direitos humanos, e várias selecções como a Dinamarca, a Austrália, a Alemanha, Os Estados Unidos, têm mostrado vontade de ter um papel activo na luta contra a descriminação sexual e o sofrimento dos trabalhadores migrantes que trabalharam a baixo custo na construção dos estádios e das infraestruturas necessárias à realização do Mundial.

Como forma de protesto contra a censura da FIFA sobre a proibição da utilização de braçadeiras a favor da luta LGBTI, ontem, os jogadores alemães, taparam a boca na habitual fotografia da formação inicial. Um protesto que desafia a FIFA que, ditatorialmente teria avisado as diversas selecções que seriam severamente punidas caso infringissem as regras de moral e decência que vigoram no Catar.

1 comentário:

Seve disse...

A atribuição do Mundial ao Qatar aconteceu há 10 (dez) anos e nunca, durante este hiato, ouvi uma voz a levantar-se, é que nem uma -porquê só agora que o "circo" está em andamento...