terça-feira, 1 de maio de 2018

OLHAR AS CAPAS


Diário

Mário Sacramento
Capa: Armando Alves
Editora Limiar, Porto, Junho de 1975

Aveiro, 20 de Julho de 1968

Ex.mo Senhor Director da Polícia Internacional e de Defesa do Estado
Lisboa

Ex.mo Senhor:

Baseando-me em informações da Polícia que V. Exª Dirige, o sr. Governador Civil de Aveiro indeferiu por duas vezes, no ano transacto e neste, o requerimento para passaporte que lhe dirigi. Para cúmulo, o segundo indeferimento abrangeu também a minha Mulher. Tal circunstãncia impediu-me de participar no Congresso de Radiologia de Barcelona e de acompanhar um doente grave a uma clínica estrangeira.
Médico especializado em França, mercê de uma Bolsa de >Estudo, vejo-me assim impedido não só de actualizar os meus conhecimentos científicos, o que contraria, como é óbvio, a política de Saúde adoptada pelo Governo, mas de me deslocar a Espanha, país onde vigora um regime cujas afinidades com o de Portugal é desnecessário encarecer.
Estou em crer que só por mal-entendido tais factos se verificam. Nessa conformidade, venho solicitar de V.Exª que mande averuiguar o que se passa e dê informação que me permita requerer passaporte para Espanha, pelo menos, ou para Espanha, França e Inglaterra, se possível.
Com os meus cumprimentos
                                                         Mário Sacramento

Sem comentários: