domingo, 7 de março de 2010

OLHAR AS CAPAS

The Cruising Cook Book

Editado por Morpasflot
Londres, 1986

Um curioso e bonito livro.
Reúne receitas internacionais, de comidas e bebidas, idealizadas e confecciobadas por Mestres de Cozinha da então União Soviética e que eram servidas a bordo dos paquetes.
A frota de paquetes soviéticos chegou a ser uma das maiores do mundo.
Se bem que com menos frequência, estes paquetes continuam a escalar Lisboa e o Funchal.

"Antes de cada refeição peça um cocktail feito com champagne da região do Mar Negro e um pouco de um excelente conhaque russo."

4 comentários:

filhote disse...

Pode parecer "cafona" ou coisa de aposentado, mas um dos meus sonhos é fazer um cruzeiro. Nem que seja daqueles de 3/4 dias, estilo Rio-Bahia-Rio...

ié-ié disse...

Ah! Ah! Essa já eu tenho no meu curriculum. Com um amigo meu, Bill, enfiámo-nos no Funchal no dia 04 de Setembro de 1986 e fizémos Lisboa-Málaga. No dia seguinte, démos às vilas de Diogo e andámos às gaiiiiiijas em Torremolinos, Marbella e Puerto Banus. A 06 fizémos, já no "Funchal", Málaga-Tânger e regressámos a Lisboa, por Tetuan, no dia 08 de Setembro.

Lembro-me de muita coisa desse mini-cruzeiro, mas tão cedo não me esquecerei da entrada na barra de Lisboa.

LT

Sammy, o paquete disse...

Sim,é possível, Filhote, que isto dos cruzeiros seja uma coisa de "aposentado" e, já agora, coisa de gente com algum dinheiro. Mas também penso que era uma experiência que gostava de viver. Talvez uma viagem às ilhas gregas.
Mas soube, há pouco, que o engº José Sócrates acaba de me dar mais uma martelada na mísera reforma. Assim é dificil lá chegar...
Um abraço

Sammy, o paquete disse...

Caro Ié-Ié:
Vir do alto mar e entrar a barra é, realmente, um belo espectáculo.
Infelizmente não foi em navio que fiz essa entrada mas a bordo de um rebocador de alto mar, perde-se alguma perpectiva mas dá para imaginar...
Um abraço